O sacrifício feito por Bill Ward para ajudar Black Sabbath a gravar um de seus maiores clássicos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de fevereiro de 2025
A discografia do Black Sabbath é repleta de trabalhos que ficaram marcados na história do heavy metal. É o caso do estupendo "Heaven and Hell", nono registro de estúdio do influente grupo britânico.
Black Sabbath - Mais Novidades
Lançado em abril de 1980, "Heaven and Hell" marca o início de uma nova era para o Black Sabbath. O disco é o primeiro trabalho da banda gravado pelo vocalista Ronnie James Dio, que encarou uma difícil tarefa: substituir o icônico Ozzy Osbourne, que gravou os oito primeiros trabalhos do quarteto.

Ronnie James Dio mandou muito bem e "Heaven and Hell" se tornou um clássico do Black Sabbath. No entanto, um dos integrantes da banda teve que fazer um "sacrifício" para contribuir com os custos gerados pela produção do álbum.
Bill Ward, baterista original do Black Sabbath, vendeu uma de suas posses para ajudar o Sabbath a custear "Heaven and Hell". O músico relembrou a história em uma entrevista concedida à Metal Hammer.
"Um dos meus maiores arrependimentos foi ter vendido uma bela casa, porque precisávamos arrecadar dinheiro para pagar o álbum ‘Heaven and Hell’. Conseguir uma casa grande e uma fazenda depois de ter crescido em Aston parecia um grande negócio. Mas a banda veio antes de tudo e, naquele momento, precisávamos de dinheiro para passar para o próximo nível."

Na mesma entrevista, Bill Ward afirmou que passou alguns perrengues anos após o lançamento de "Heaven and Hell". Felizmente, o batera conseguiu se recuperar.
"Em 1984, eu havia perdido tudo - não tinha nem mesmo uma calça. Estava usando as de outra pessoa! Saí rastejando de um beco depois de consumir muito álcool e percebi que estava me matando. A ideia passou a ser me reconstruir e fortalecer meu corpo. Alguns anos depois, parei de comer carne, e ponto final. Havia muito trabalho árduo a ser feito, mas uma das melhores coisas que já me aconteceram foi fazer o álbum ‘Reunion’ [ao vivo do Black Sabbath lançado em 1998]. Eu achava que aquela parte da minha vida havia desaparecido e estava muito triste com isso, então voltar [para a banda] realmente resolveu o problema."

Entre ida e vindas, Bill Ward colecionou algumas passagens pelo Black Sabbath. O baterista está escalado para participar do último show do grupo, que será realizado no dia 5 de julho de 2025, em Birmingham.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps