A capa dos Beatles que seria sem graça, mas ficou genial graças a um feliz acidente
Por André Garcia
Postado em 20 de fevereiro de 2025
A genialidade dos artistas está não só em sua capacidade de ter ideias brilhantes, mas também na capacidade de identificar o brilhantismo de certas obras do acaso que passaria batido por pessoas normais.
Um exemplo disso foi quando John Lennon teve uma microfonia com sua guitarra no estúdio e resolveu transformar o indesejado ruído em um efeito na introdução de "I Feel Fine". Depois daquilo a microfonia passou de defeito a recurso nas mãos de nomes como Jimi Hendrix.
Beatles - Mais Novidades
Outro exemplo disso foi o feliz acidente que deu um sutil toque de genialidade na capa do "Rubber Soul" (1965).
Conforme publicado pela Far Out Magazine no documentário Beatles Anthology, Paul McCartney relembrou:
"Aquela foi uma dessas coisas aleatórias que acontecem [por acaso]. O fotógrafo Robert Freeman tirou as fotos na casa de John, em Weybridge. (…) Estávamos tirando fotos bem diretas, todos os quatro posando juntos."
"De volta a Londres, Robert estava nos mostrando [como ficaram as fotos em] slides. Ele tinha uma cartolina do tamanho da capa e estava projetando as imagens exatamente como ficaria nela. A gente tinha acabado de escolher a foto quando a cartolina inclinou um pouco para trás, alongando a imagem. Aquilo esticou a foto e nós ficamos tipo: 'É isso aí! Tem como você deixar do jeito que ficou?'"

No mesmo documentário, George Harrison disse que "eu gostei de como nossos rostos ficaram mais longos na capa. Nós perdemos a imagem de inocência, ingenuidade, e o 'Rubber Soul' foi o primeiro onde fomos totalmente maconheiros."
A vibe "maconheira" do disco foi uma influência direta de Bob Dylan — que havia introduzido o quarteto à erva no ano anterior. Mais que isso, o trovador americano (que jamais sorria nas capas de seus álbuns) influenciou até mesmo o semblante mais sério adotado pelo Fab Four.
Naquela sessão de fotos eles queriam se distanciar da imagem de boy band (algo que eles não aguentavam mais). Portanto, ao vez de posar como sorridentes bons moços eles preferiram adoram um ar mais vago e misterioso.
"Rubber Soul" foi a primeira capa realmente conceitual dos Beatles, em que a imagem representou uma extensão do conteúdo de seu álbum. Assim como as músicas adotaram uma sonoridade "distorcida" pelo efeito da maconha, a capa acompanhou essa distorção, só que de forma literal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026

Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
O hit dos Beatles que Paul McCartney mandou um "é ruim, mas é bom"
O que levou George Harrison a lançar um álbum triplo após o fim dos Beatles
O músico incrível que quase se tornou o quinto Beatle; "Você está no grupo"
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
A canção que Paul McCartney chamou de uma das mais matadoras de todos os tempos
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A composição própria que John Lennon comparou a "Like a Rolling Stone"
O antológico último show dos Beatles
Humberto Gessinger surpreende ao escolher a melhor música de todos os tempos


