A capa dos Beatles que seria sem graça, mas ficou genial graças a um feliz acidente
Por André Garcia
Postado em 20 de fevereiro de 2025
A genialidade dos artistas está não só em sua capacidade de ter ideias brilhantes, mas também na capacidade de identificar o brilhantismo de certas obras do acaso que passaria batido por pessoas normais.
Um exemplo disso foi quando John Lennon teve uma microfonia com sua guitarra no estúdio e resolveu transformar o indesejado ruído em um efeito na introdução de "I Feel Fine". Depois daquilo a microfonia passou de defeito a recurso nas mãos de nomes como Jimi Hendrix.
Beatles - Mais Novidades
Outro exemplo disso foi o feliz acidente que deu um sutil toque de genialidade na capa do "Rubber Soul" (1965).
Conforme publicado pela Far Out Magazine no documentário Beatles Anthology, Paul McCartney relembrou:
"Aquela foi uma dessas coisas aleatórias que acontecem [por acaso]. O fotógrafo Robert Freeman tirou as fotos na casa de John, em Weybridge. (…) Estávamos tirando fotos bem diretas, todos os quatro posando juntos."
"De volta a Londres, Robert estava nos mostrando [como ficaram as fotos em] slides. Ele tinha uma cartolina do tamanho da capa e estava projetando as imagens exatamente como ficaria nela. A gente tinha acabado de escolher a foto quando a cartolina inclinou um pouco para trás, alongando a imagem. Aquilo esticou a foto e nós ficamos tipo: 'É isso aí! Tem como você deixar do jeito que ficou?'"

No mesmo documentário, George Harrison disse que "eu gostei de como nossos rostos ficaram mais longos na capa. Nós perdemos a imagem de inocência, ingenuidade, e o 'Rubber Soul' foi o primeiro onde fomos totalmente maconheiros."
A vibe "maconheira" do disco foi uma influência direta de Bob Dylan — que havia introduzido o quarteto à erva no ano anterior. Mais que isso, o trovador americano (que jamais sorria nas capas de seus álbuns) influenciou até mesmo o semblante mais sério adotado pelo Fab Four.
Naquela sessão de fotos eles queriam se distanciar da imagem de boy band (algo que eles não aguentavam mais). Portanto, ao vez de posar como sorridentes bons moços eles preferiram adoram um ar mais vago e misterioso.
"Rubber Soul" foi a primeira capa realmente conceitual dos Beatles, em que a imagem representou uma extensão do conteúdo de seu álbum. Assim como as músicas adotaram uma sonoridade "distorcida" pelo efeito da maconha, a capa acompanhou essa distorção, só que de forma literal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso
A banda que poderia ter unido John Lennon e George Harrison de novo nos anos 1980
A dupla que Paul McCartney e John Lennon tentava imitar nos Beatles; "Queríamos ser eles"


