O ranking do melhor para o pior álbum do Shaman, segundo Ricardo Confessori
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de fevereiro de 2025
Formado no início dos anos 2000 por ex-integrantes do Angra, o Shaman rapidamente se destacou no cenário do metal melódico brasileiro. Combinando influências de música clássica, progressiva e elementos tribais, a banda conquistou fãs ao redor do mundo, especialmente com seu álbum de estreia, "Ritual" (2002).
O baterista Ricardo Confessori, membro fundador do Shaman, revelou sua ordem de preferência entre os álbuns da banda durante entrevista ao Ibagenscast. Segundo ele, "Ritual" (2002) ocupa o primeiro lugar, enquanto "Rescue" (2023) fica na última posição.

"Eu acho que ‘Ritual’ sempre primierão", afirmou Confessori ao ser questionado sobre a discografia do grupo. Já o segundo lugar ficou com "Origins’ (2010), que, para ele, é um álbum mais maduro que "Immortal" (2007). "Tem músicas muito boas. Estou falando em músicas, né? Mixagem já não estou entrando no quesito som, produção e tal. Critério composição e a performance, claro."
Sobre a produção dos discos, o baterista destacou a diferença de recursos entre os trabalhos. "O ’Reason’ [2005] teve muito mais verba, muito mais produtores. Tivemos o Miro, lá do Rhapsody, para fazer todos os teclados na época do ‘Ritual’. Então, tem coisas que realmente não se comparam", explicou. "Os dois primeiros discos, ‘Ritual’ e ‘Reason’, na parte de produção, são os melhores de todos que já gravei na minha vida." No ranking final, Confessori colocou "Ritual" em primeiro, seguido por "Origins", "Reason" em terceiro, "Immortal" em quarto e "Rescue" em último.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
Para Nicko McBrain, volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden estava "nos planos de Deus"
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Capas: confira 10 das mais belas do Rock/Metal Nacional
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista


