O ranking do melhor para o pior álbum do Shaman, segundo Ricardo Confessori
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de fevereiro de 2025
Formado no início dos anos 2000 por ex-integrantes do Angra, o Shaman rapidamente se destacou no cenário do metal melódico brasileiro. Combinando influências de música clássica, progressiva e elementos tribais, a banda conquistou fãs ao redor do mundo, especialmente com seu álbum de estreia, "Ritual" (2002).
O baterista Ricardo Confessori, membro fundador do Shaman, revelou sua ordem de preferência entre os álbuns da banda durante entrevista ao Ibagenscast. Segundo ele, "Ritual" (2002) ocupa o primeiro lugar, enquanto "Rescue" (2023) fica na última posição.

"Eu acho que ‘Ritual’ sempre primierão", afirmou Confessori ao ser questionado sobre a discografia do grupo. Já o segundo lugar ficou com "Origins’ (2010), que, para ele, é um álbum mais maduro que "Immortal" (2007). "Tem músicas muito boas. Estou falando em músicas, né? Mixagem já não estou entrando no quesito som, produção e tal. Critério composição e a performance, claro."
Sobre a produção dos discos, o baterista destacou a diferença de recursos entre os trabalhos. "O ’Reason’ [2005] teve muito mais verba, muito mais produtores. Tivemos o Miro, lá do Rhapsody, para fazer todos os teclados na época do ‘Ritual’. Então, tem coisas que realmente não se comparam", explicou. "Os dois primeiros discos, ‘Ritual’ e ‘Reason’, na parte de produção, são os melhores de todos que já gravei na minha vida." No ranking final, Confessori colocou "Ritual" em primeiro, seguido por "Origins", "Reason" em terceiro, "Immortal" em quarto e "Rescue" em último.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco


O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Andre Matos: um perfil do maestro do "power metal" brasileiro
Hugo Mariutti: "considero Reason o último disco do Shaman"


