A opinião de Andre Matos sobre "Rebirth", primeiro álbum do Angra sem a sua voz
Por João Renato Alves
Postado em 20 de fevereiro de 2025
Após a dissolução ocorrida na virada do século, a nova formação do Angra se adiantou ao Shaman, lançando antes o primeiro álbum da segunda fase. "Rebirth" (2001) chegou a ser escutado pelos dissidentes do grupo durante os ensaios realizados antes da gravação de "Ritual" (2002).
Angra - Mais Novidades
Em entrevista ao Ibagenscast, o baterista Ricardo Confessori contou que o vocalista Andre Matos levou uma cópia do disco dos antigos colegas para que todos ouvissem. Revelou o instrumentista, de acordo com transcrição da jornalista Maria Eloisa Barbosa para o IgorMiranda.com.br:
"O Andre veio um dia com o ‘Rebirth’ lá no ensaio. Ele disse: ‘vocês têm que escutar isso aqui’. Ele trouxe o disco pro Shaman, que ainda não tinha lançado o ‘Ritual’, pra todo mundo falar [sua opinião]. Aí rolou uma audição."
O frontman reparou altos e baixos, como lembra Ricardo. No entanto, uma música o chamou atenção em especial. "Eu não lembro exatamente, mas eu lembro que [quando ouviu] a música ‘Rebirth’ o Andre falou assim: ‘essa música é boa mesmo’. Agora as outras músicas ele já pensou: ‘ah, isso aqui tem aquelas coisas que eu já não gosto, que eu cortava quando falava com o Rafael’. Porque eles foram por muitos anos só os dois compositores do negócio."
Recentemente, o Angra anunciou o relançamento de "Rebirth" para o dia 7 de março. O trabalho terá distribuição exclusiva no Brasil pela Voice Music. A nova edição foi remasterizada, contando com 4 faixas bônus, slipcase, OBI - faixa de papel ou plástico que é colocada em volta da capa, muito comum no mercado japonês - e um pôster exclusivo 36x36 cm.
Lançado em 13 de novembro de 2002, o quarto trabalho de estúdio estreou uma formação renovada da banda. Juntaram-se aos guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt o vocalista Edu Falaschi, o baixista Felipe Andreolli e o baterista Aquiles Priester. Também marcou o início da parceria com o produtor Dennis Ward, que se estenderia pelos discos seguintes.
A temática lírica girava em torno da reconstrução de um mundo em ruínas, simbolizando o momento pelo qual o grupo passava. "Rebirth" ganhou disco de ouro no Brasil, Japão e Alemanha. É o álbum mais vendido de toda a carreira do Angra. Seu sucesso estabilizou o quinteto após o período inicial de incertezas e permitiu voos maiores no lançamento seguinte, o épico "Temple of Shadows" (2004).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu


A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Kiko Loureiro participará de show que o Angra fará no festival Porão do Rock
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
O dia que Rogério Skylab disse que papo com Rafael Bittencourt o fez sentir falta do Monark
A opinião de Rafael Bittencourt e Hugo Mariutti sobre Chimbinha e Juninho Groovador


