A opinião de Andre Matos sobre "Rebirth", primeiro álbum do Angra sem a sua voz
Por João Renato Alves
Postado em 20 de fevereiro de 2025
Após a dissolução ocorrida na virada do século, a nova formação do Angra se adiantou ao Shaman, lançando antes o primeiro álbum da segunda fase. "Rebirth" (2001) chegou a ser escutado pelos dissidentes do grupo durante os ensaios realizados antes da gravação de "Ritual" (2002).
Angra - Mais Novidades
Em entrevista ao Ibagenscast, o baterista Ricardo Confessori contou que o vocalista Andre Matos levou uma cópia do disco dos antigos colegas para que todos ouvissem. Revelou o instrumentista, de acordo com transcrição da jornalista Maria Eloisa Barbosa para o IgorMiranda.com.br:
"O Andre veio um dia com o ‘Rebirth’ lá no ensaio. Ele disse: ‘vocês têm que escutar isso aqui’. Ele trouxe o disco pro Shaman, que ainda não tinha lançado o ‘Ritual’, pra todo mundo falar [sua opinião]. Aí rolou uma audição."
O frontman reparou altos e baixos, como lembra Ricardo. No entanto, uma música o chamou atenção em especial. "Eu não lembro exatamente, mas eu lembro que [quando ouviu] a música ‘Rebirth’ o Andre falou assim: ‘essa música é boa mesmo’. Agora as outras músicas ele já pensou: ‘ah, isso aqui tem aquelas coisas que eu já não gosto, que eu cortava quando falava com o Rafael’. Porque eles foram por muitos anos só os dois compositores do negócio."
Recentemente, o Angra anunciou o relançamento de "Rebirth" para o dia 7 de março. O trabalho terá distribuição exclusiva no Brasil pela Voice Music. A nova edição foi remasterizada, contando com 4 faixas bônus, slipcase, OBI - faixa de papel ou plástico que é colocada em volta da capa, muito comum no mercado japonês - e um pôster exclusivo 36x36 cm.
Lançado em 13 de novembro de 2002, o quarto trabalho de estúdio estreou uma formação renovada da banda. Juntaram-se aos guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt o vocalista Edu Falaschi, o baixista Felipe Andreolli e o baterista Aquiles Priester. Também marcou o início da parceria com o produtor Dennis Ward, que se estenderia pelos discos seguintes.
A temática lírica girava em torno da reconstrução de um mundo em ruínas, simbolizando o momento pelo qual o grupo passava. "Rebirth" ganhou disco de ouro no Brasil, Japão e Alemanha. É o álbum mais vendido de toda a carreira do Angra. Seu sucesso estabilizou o quinteto após o período inicial de incertezas e permitiu voos maiores no lançamento seguinte, o épico "Temple of Shadows" (2004).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
A banda esquecida na história que Kurt Cobain queria ver mais gente ouvindo
Eric Clapton elege o melhor baterista que existe, mas muitos nem sabem que ele toca
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
O guitarrista que poderia ensinar Slash a fazer um solo decente, segundo Sérgio Martins
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
Paul McCartney explica por que não tira mais fotos com fãs: "Não sou um macaco"
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
O cantor que fez Elton John ficar nervoso no próprio estúdio
Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
As duas músicas "perfeitamente elaboradas" segundo Rachel Bolan (Skid Row)
A música que até o Led Zeppelin achou complicada demais para levar ao palco

Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Luis Mariutti participará de show que Angra fará em celebração a "Holy Land"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
A música mais difícil do Angra, de acordo com o baixista Felipe Andreoli
Por que Fabio Lione, do Angra, não consegue mais escutar Power Metal


