Resenha - Monster - Kiss

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Monster - Kiss


  | Comentários:

Gene Simmons tomou a decisão mais acertada do mundo ao assumir-se de vez como o principal porta-voz do Kiss, dando entrevistas pra lá e pra cá e disparando suas frases polêmicas para alimentar a mídia – enquanto a produção musical fica a cargo de seu eterno parceiro, Paul Stanley. Assim como aconteceu com o ótimo “Sonic Boom”, de 2009, o recém-lançado “Monster” tem a marca da mão forte e segura de Stanley no papel de produtor, resultando em um disco intenso, coeso e que é divertido até dizer chega, exatamente como se espera de um (bom) disco do Kiss.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
“Monster” é básico, sem firulas, sem frescuras e sem rodeios, como seu antecessor. É um álbum que depende apenas de vocal, guitarra, baixo e bateria – esqueçam efeitos eletrônicos, explosões, corais e demais maneirismos que, agora, o Kiss prefere reservar apenas para o palco. Aqui, o papo são doze faixas energéticas, fortes, simplesmente roqueiras, sem espaço para baladas. É rock n’roll atrás de rock ‘n roll, até o fim. Com um detalhe: “Monster” é “Sonic Boom” ainda mais pesado, com mais e mais excelentes riffs, numa espécie de retorno à sonoridade mais setentista do quarteto, deixando os anos 80 celebrados pelo disco anterior um tanto de lado.

A abertura do disco, ao som do petardo “Hell or Hallelujah”, já diz a que veio “Monster”. Uma envolvente levada de guitarra estradeira, enquanto Stanley entoa “No matter what you do, I'm running through ya'”, dá o tom de uma canção feita na medida certa para ser executada em pleno palco. Aliás, hinos não faltam por aqui. “All For The Love of Rock ‘n Roll”, com a voz do baterista Eric Singer, tem o mesmo DNA do clássico absoluto “Rock ‘n Roll All Nite”, celebrando uma vida roqueira com um refrão delicioso, ganchudo e que não dá para evitar sair cantarolando. O mesmo acontece quando o guitarrista Tommy Thayer assume o microfone e presta um tributo ao seu personagem, o Spaceman, em “Outta This World” – não por acaso, a faixa na qual ele tem mais espaço para solar no seu instrumento. Aliás, é preciso dizer: “Monster” é a prova clara de que ambos, Singer e Thayer, já não são mais meros coadjuvantes, mas sim parte integrante da família Kiss. Devidamente integrados.

Do lado “Gene Simmons” da força, a coisa também funciona como uma sinfonia. Do grave violento do baixo que abre a porradeira “Back to the Stone Age” até o tema do homem lutando com seus próprios pecados em “The Devil In Me”, passando pela melodia sacana de “Eat Your Heart Out”, o demônio de língua grande está absolutamente em casa, jogando o jogo que mais gosta e no qual está confortável.

Não dá para dizer que “Monster” é um clássico do mesmo naipe que um “Destroyer” ou “Rock and Roll Over”. “Monster” não vai mudar o mundo. Mas é um lançamento que faz jus à discografia destes sujeitos, é bom que se diga. Para um moleque, fã recente de rock ‘n roll e que acabe conhecendo a banda hoje por meio de seu álbum mais recente, pode servir como uma boa introdução para que ele escale e descubra o restante dos seus trabalhos.

É o mais puro Kiss, transbordando energia e paixão e dialogando tranquilamente com seu passado, mas sem deixar de mostrar que, no futuro, os mascarados ainda têm muita lenha para queimar. Gene Simmons, continue falando. Não pare de falar. E deixe a segurança da produção de Paul Stanley continuar dando o tom. A fórmula está dando mais do que certo. A casa agradece.

Tracklist:
1 - Hell Or Hallelujah
2 - Wall Of Sound
3 - Freak
4 - Back To The Stone Age
5 - Shout Mercy
6 - Long Way Down
7 - Eat Your Heart Out
8 - The Devil Is Me
9 - Outta This World
10 - All For The Love Of Rock & Roll
11 - Take Me Down Below
12 - Last Chance

Line-up:
Paul Stanley – Vocal e Guitarra
Gene Simmons – Vocal e Baixo
Tommy Thayer – Guitarra
Eric Singer – Bateria

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Monster - Kiss

Kiss: vale a pena investir cada centavo!
Kiss: grande sopa de influências dos anos 60 e 70
Kiss: transbordando vitalidade e rock n' roll
Kiss: fez a alegria dos fãs de todas as fases da banda
Kiss: como sempre, os mascarados não decepcionaram
Kiss: aguardado por todos os soldados mais fiéis
Kiss: "Monster" é o melhor disco da banda em 21 anos


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Kiss"

Kiss: cerimônia do Rock Hall confirmou as suspeitas de Stanley
Kiss: por onde anda o ex-guitarrista Vinnie Vincent?
Kiss: vídeos da nomeação ao Rock and roll Hall Of Fame
Kiss: fotos da participação no Rock & Roll Hall Of Fame
Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história
Kiss: "Nós estamos conectados para vida inteira"
Kiss: tocar com formação original seria roleta russa
Kiss: Paul e Ace continuam discutindo alegações antissemitas
Rock Hall: CEO comenta a controvérsia do Kiss e Nirvana
Kiss: Stanley declara não ser gay, Ace admite ter tentado ser bi
Kiss: Frehley e Criss respondem à acusação de antisemitismo
Kiss: revelado enfim o preço do boxed set "Kissteria"
Ace Frehley: guitarrista tocará na cerimônia do Hall Of Fame
Bach: "Entendo porque Gene não trabalha mais com Frehley"
Kiss: veja vídeo de divulgação do mega-box Kissteria

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas