Metallica: CDs e DVDs obrigatórios para fãs novos e antigos
Resenha - Orgulho, Paixão e Glória - Metallica
Por Fernão Silveira
Postado em 22 de fevereiro de 2010
O METALLICA é, sem dúvidas, a banda de heavy metal mais popular do planeta na atualidade (e talvez em toda a história do gênero). Mas toda moeda tem duas faces: por um lado, essa fama é interpretada como uma traição pelos fãs mais "true" – os eternos viúvos e viúvas do (genial, diga-se) Cliff Burton, aqueles que acham que toda a banda morreu após "Master of Puppets" (1986). Por outro, aproxima um gênero musical muitas vezes hermético e quase inacessível de um público bem mais abrangente e diferente dos headbangers tradicionais. O lançamento "Orgulho, Paixão e Glória – Três Noites na Cidade do México", em sua versão integral (com dois CDs e dois DVDs), retrata fielmente esta dualidade, que é fortemente perceptível na atual boa fase da banda.

Lançado apenas na América Latina, e em sua versão integral apenas no Brasil e no México, "Orgulho, Paixão e Glória" é um relato extenso e completo dos três concertos que os thrashers da Bay Area promoveram no Foro Sol, na Cidade do México, nos dias 4, 6 e 7 de junho de 2009. Em mais de quatro horas de vídeo (nos dois DVDs) e mais de duas horas de áudio (nos dois CDs), é possível sentir de perto a energia e a qualidade de três noites verdadeiramente especiais, com clima digno de superprodução.
O México, aliás, marca presença novamente na discografia do METALLICA. Vale lembrar que parte do memorável ao vivo "Live Sh*t: Binge & Purge" (1993), lançado inicialmente em três CDs e três fitas VHS (e mais tarde em dois DVDs), é proveniente de um excelente show na capital asteca. Mais uma vez, a Cidade do México comprova que não à toa foi escolhida pelo quarteto para um novo registro de palco.
O público mexicano, por sinal, ganha um papel de protagonismo ao longo dos registros em vídeo - isso sem falar na energia que se pode ouvir e sentir nos CDs e DVDs. Diversos fãs, dos mais variados perfis e idades, são retratados em suas trajetórias a caminho do Foro Sol. As imagens capturam de forma interessante a expectativa, a preparação, a ansiedade e a paixão de garotas adolescentes, que visivelmente descobriram a banda num passado recente, e de bangers com mais rodagem, que testemunharam o METALLICA desde os tempos do vinil. Numa linguagem mais próxima ao documentário, todos os caminhos de "Orgulho, Paixão e Glória" convergem para o Foro Sol, que literalmente pulsa e fervilha ao som do thrash metal.
A abordagem para os vídeos, por sinal, é uma boa imagem da dualidade - metal x popularidade - citada no começo deste review. A levada documentarista, certamente uma herança do premiado "Some Kind of Monster" (2004), dá mais fluidez e humanidade a um vídeo que poderia se restringir ao mero registro dos shows. Por outro lado, para quem está apenas interessado na performance da banda, a edição mesclando música e historinhas atrapalha consideravelmente a experiência promovida pelos DVDs. Mais um desafio para quem tenta agradar a gregos (não-bangers e recém-convertidos) e troianos (os "true").
Porém, a atmosfera por trás de "Orgulho, Paixão e Glória" é bem diferente da penumbra que acompanhava "Some Kind of Monster". Se este documentário mostrava, de forma até exagerada – é evidente que muitas das "sessões divã" registradas nesse documentário foram forjadas para as câmeras –, uma banda desestruturada e em frangalhos, tentando se recuperar às custas de um disco pretensamente "cru" e de qualidade altamente questionável ("St. Anger" - 2003), "Orgulho..." retrata um METALLICA em excelente forma, coeso e amparado num lançamento verdadeiramente sólido ("Death Magnetic" - 2008).
Mise-en-scène à parte, é a música que faz deste lançamento um autêntico "must have" para os fãs – sejam eles "true" ou não. O repertório é o mesmo da recente passagem pela América Latina da turnê "World Magnetic" – para conferir detalhes do primeiro show do METALLICA em São Paulo, no dia 30 de janeiro de 2010, clique no link abaixo. A vantagem é que "Orgulho, Paixão e Glória" traz mais de 30 músicas diferentes, registradas em CD e/ou DVD.
São faixas que passam por quase toda a carreira e discografia da banda, exceção feita a "Load" (1996) e "St. Anger" (por que será??). Desde o seminal "Kill'Em All" (1983), representado por petardos como "Hit the Lights" e "No Remorse" (além da elementar "Seek & Destroy"), até as faixas de trabalho de "Death Magnetic", das quais se destacam "All Nightmare Long" e "Broken, Beat & Scarred", o registro traz um interessante mosaico dos mais de 25 anos de carreira do quarteto.
Para os fãs mais antigos, é muito legal ver recuperadas grandes músicas de álbuns como "Ride the Lightning" (1984), nota para "Trapped Under Ice" e a própria faixa-título; "Master of Puppets" ("Disposable Heroes") ou "...And Justice For All" (1988), como "Harvester of Sorrow" e "Dyers Eve". Enfim, a banda teve o capricho de levantar temas não tão frequentes nos setlists de turnês mais recentes.
Já para os fãs mais soft – olha a dualidade aí de novo... -, o cardápio de hits é bem representado por "Enter Sandman", "Nothing Else Matters" e "The Unforgiven" (todas do controverso, mas inegavelmente bom, "Metallica", também conhecido como "Black Album", de 1991), entre outras. Também há um interessante cardápio de covers, como "Turn the Page" (de BOB SEGER) e "The Wait" (do KILLING JOKE), ambos registrados pelo METALLICA em "Garage Inc.", de 1998.
Por sua abrangência e por sua qualidade, "Orgulho, Paixão e Glória – Três Noites na Cidade do México" merece um lugar na prateleira de fãs antigos ("true") ou novos ("posers") desta verdadeira instituição do heavy metal.
Seja você contra ou a favor da popularidade estelar conquistada por James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammet e Robert Trujillo (mais recentemente), uma coisa não dá para negar: eles estão colhendo os frutos (merecidos) de uma trajetória sólida, construída com (muitos) acertos e (alguns) erros. Assim é o METALLICA e a sua "grande família", tão exaltada por Hetfield nos shows.
"Orgulho, Paixão e Glória – Três Noites na Cidade do México"
DVD 1:
1. The Ecstasy Of Gold
2. Creeping Death
3. For Whom The Bell Tolls
4. Ride The Lightning
5. Disposable Heroes
6. One
7. Broken, Beat & Scarred
8. The Memory Remains
9. Sad But True
10. The Unforgiven
11. All Nightmare Long
12. The Day That Never Comes
13. Master of Puppets
14. Fight Fire With Fire
15. Nothing Else Matters
16. Enter Sandman
17. The Wait
18. Hit The Lights
19. Seek and Destroy
DVD 2:
01. That Was Just Your Life
02. The End Of The Line
03. Holier Than Thou
04. Cyanide
05. Blackened
06. Helpless
07. Trapped Under Ice
08. Turn The Page
09. The Prince
10. No Remorse
11. Fuel
12. Wherever I May Roam
13. Harvester Of Sorrow
14. Fade To Black
15. ...And Justice For All
16. Dyers Eve
CD1:
01. The Ecstasy Of Gold
02. Creeping Death
03. For Whom The Bell Tolls
04. Ride The Lightning
05. Disposable Heroes
06. One
07. Broken, Beat & Scarred
08. The Memory Remains
09. Sad But True
10. The Unforgiven
CD2:
01. All Nightmare Long
02. The Day That Never Comes
03. Master Of Puppets
04. Fight Fire With Fire
05. Nothing Else Matters
06. Enter Sandman
07. The Wait
08. Hit The Lights
09. Seek & Destroy
Gravadora: Universal (nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Metallica: Em Sampa, um show para ficar na memória
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Kirk Hammett diz se impressionar com guitarristas jovens do YouTube: "Alguns são incríveis…"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


