Resenha - System Has Failed - Megadeth

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - System Has Failed - Megadeth


  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Uma variedade de sentimentos tomou conta dos fãs do Megadeth desde que seu líder - o vocalista e guitarrista Dave Mustaine - anunciou a volta da banda e a gravação do novo álbum até o seu esperado lançamento, em setembro passado. Pode até ser praticamente um solo de Mustaine. Pode até ser o último. Mas, mesmo tendo sido feito com músicos contratados, a verdade é que The system has failed é um dos melhores álbuns da discografia desta que é uma das bandas mais importantes da história do heavy metal.

Um ano após o lançamento de The world needs a hero (2001), que já não contava com os virtuosos Nick Menza (bateria) e Marty Friedman (guitarra) ao seu lado, Mustaine anunciou o fim da banda, por causa de uma lesão em um nervo da mão e do braço esquerdo, que o impediam de tocar guitarra. Depois do tratamento, e passados dois anos, ele volta melhor do que nunca.

Desde o período em que Mustaine começou a compor, em meados de 2003, muito se especulou sobre uma volta às origens thrash metal do Megadeth. O lançamento da música Kick the chair no site oficial da banda, meses atrás, apareceu como excelente aperitivo, acenando um direcionamento sonoro parecido com o do álbum Rust in Piece (1990). O que se ouve em The system has failed não é exatamente o Megadeth do início dos anos 90, mas agrada de outra forma.

O novo álbum traz de volta toda a criatividade de Mustaine, que se cercou de excelentes músicos e, apesar de não ter feito 12 petardos de thrash, fez um álbum honesto de heavy metal, com letras inteligentes, riffs fantásticos e toques de algumas das melhores fases do Megadeth, entre elas a de Rust in Peace, para muitos a melhor.

Músicas como Blackmail the Universe, Back in the day e a já citada Kick the chair, além de alguns momentos de Tears in a vial e Something that I'm not, podem trazer lágrimas aos olhos dos mais saudosos, que até hoje se deliciam, saudosos, com os clássicos do thrash metal oitentista. Já The Scorpion apesar de ser a mais experimental, é também uma das melhores, com um refrão empolgante.

No novo álbum, Mustaine toca com Chris Poland (guitarrista da formação original do Megadeth), Jimmie Lee Sloas (baixo) e Vinnie Colaiuta (bateria). Passado o lançamento, ele já reuniu uma banda completamente diferente, promovendo a volta do fantástico Nick Menza na bateria e agregando o guitarrista Glen Drover (ex-King Diamond) e o baixista James MacDonough (ex-Iced Earth). O dono do Megadeth já declarou que a banda acaba de vez após os shows, que deverão durar o próximo ano inteiro. Resta aos fãs torcer para que ele mude de idéia.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de System Has Failed - Megadeth

Megadeth: o retorno de um Big 4
Resenha - System Has Failed - Megadeth
Resenha - System has Failed - Megadeth


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Megadeth"

Dave Mustaine: veja vídeos do recital com a San Diego Symphony
Dave Mustaine: vinho do vocalista esgotou-se em 72 horas
Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história
Megadeth: Dave Mustaine e a orquestra sinfônica? Mega-sim!
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Megadeth: Dave Mustaine envia mensagem aos fãs brasileiros
Dave Mustaine: E se ele tivesse tocado nos Novos Baianos?
Megadeth: Ellefson fala sobre drogas e álcool a estudantes
David Ellefson: falando sobre drogas com adolescentes dos EUA
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Megadeth: promovendo o "Youthanasia" no David Letterman
Orion: "Somos nós ou o Behemoth nessa turnê", disse Mustaine
E Se...: Sua banda favorita mudasse de gênero musical?
Megadeth: temas de filmes e desenhos que talvez você não conheça
Megadeth: ouça "Anarchy In The UK" com Axl Rose e Lars Ulrich

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Raphael Crespo

Raphael Crespo é jornalista, carioca, tem 25 anos, e sempre trabalhou na área esportiva, com passagens pelo jornal LANCE! e pelo LANCENET!. Atualmente, é editor de esportes do JB Online, mas seu gosto por heavy metal o levou a colaborar com a seção de musicalidade do site do Jornal do Brasil, com críticas de CDs e algumas matérias especiais, que também estão reunidas em seu blog (http://www.reviews.blogger.com.br). Sua preferência é pelo thrash metal oitentista, mas qualquer coisa em termos de som pesado é só levantar na área que ele mata no peito e chuta. Gosta também de outros tipos de som, como MPB, jazz e blues, mas só se atreve a escrever sobre o que conhece melhor: o metal.

Mais matérias de Raphael Crespo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas