Scott Ian diz que bandas da Bay Area receberam mais atenção e que Anthrax foi "ignorado"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de abril de 2024
O Thrash Metal é um dos subgêneros mais populares do Metal e surgiu na efervescente década de 1980. Embora tenha se desenvolvido em diferentes lugares do globo terrestre, as bandas mais famosas do estilo em questão surgiram na costa oeste dos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia.
Metallica, Megadeth, Slayer, Exodus, Testament, Death Angel, Forbidden e Vio-lence são algumas das bandas californianas de Thrash que fizeram (e ainda fazem) sucesso entre os headbangers.
Do outro lado dos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, o Thrash Metal também rolava solto. No entanto, as bandas californianas do estilo receberam mais atenção, segundo Scott Ian, guitarrista e membro fundador do Anthrax, grupo nova-iorquino de Thrash que continua firme e forte na ativa.
"Pode-se dizer que a Bay Area recebeu mais atenção, e nós fomos ignorados em Nova York", afirmou Ian, em matéria publicada no site da revista Metal Hammer.
Na sequência, Scott detalhou seu ponto de vista e explicou que a cena da costa oeste revelou bandas mais bem-sucedidas que as da costa leste.
"Mas vamos lá, diga o nome das principais bandas que vieram da Costa Oeste. Não apenas da Bay Area, mas de toda a região. O Metallica liderou o caminho, com Megadeth, Slayer, Testament, Exodus e Vio-lence. A lista era impressionante.
E Nova York? Havia Anthrax, Overkill e... bem, para não ser injusto, havia mais alguém? Eu diria que não. E se estivermos falando de sucesso internacional, então você pode tirar o Overkill da lista também. O Anthrax foi realmente o único a deixar sua marca. Só por isso, você pode realmente se surpreender com o fato de a Bay Area ter recebido mais atenção?", acrescentou o carismático guitarrista.
O baixista Dan Lilker, que fez parte da formação original do Anthrax e do Nuclear Assault, não pensa como Ian.
"Se estivermos falando estritamente de Metal, havia Whiplash, Carnivore, Bloodfeast, Demolition Hammer, Prime Evil, Anthrax, Nuclear Assault, S.O.D., Overkill, Gothic Slam. E se você quiser incluir algumas bandas de Hardcore que também agradavam aos fãs de Thrash, tínhamos Agnostic Front, Cro-Mags, Murphy's Law, Ludichrist, Prong, Crumbsuckers, Adrenalin O.D.... havia muito talento na região de Nova York naquela época."
Lilker, que está fazendo alguns shows com o Anthrax, também falou sobre as diferenças musicais entre as bandas de Nova York e as da Califórnia.
"As bandas da Bay Area pareciam se concentrar mais na melodia e na técnica do que nós, em Nova York. Era como se os músicos da Bay Area tivessem mais NWOBHM [New Wave Of British Heavy Metal] em seu som, enquanto muitos de nós, na costa leste, recebíamos mais influências da próspera cena hardcore de Nova York, por isso nosso material era mais direto e rápido. Havia exceções em ambas as cenas. O Overkill era mais uma banda de Power Metal rápido e o Sadus, da Bay Area, era muito mais intenso."
O Anthrax é uma das atrações do Summer Breeze Brasil 2024. Scott Ian e seus parceiros se apresentarão no último dia do evento (domingo, 28 de abril).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps