Megadeth: The System Has Failed, o álbum esquecido
Resenha - System Has Failed - Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Mateus Ribeiro
Postado em 14 de setembro de 2017
O Megadeth conta com inúmeros discos. Dave Mustaine e seus companheiros (ou empregados) lançaram nada menos que quinze discos de estúdio durante os quase trinta e cinco anos da banda.
Dentre esse grande número de lançamentos, temos os incontestáveis "Rust In Peace", "Peace Sells...but Who´s Buying?", "Countdown to Extinction" e "Youthanasia". Também existem os discos importantes, mas não memoráveis, caso de "Killing Is My Business... And Busines Is Good", "So Far, So Good...So What!", "Cryptic Writings", "The World Needs a Hero",e do medonho "Risk".
Após estes lançamentos, eis que Dave Mustaine resolveu interromper as atividades da banda, alegando problemas em um nervo no braço. Eu não botei muita fé, e esperava ansiosamente pelo retorno da banda, que mais cedo ou mais tarde iria acontecer. E não demorou muito.
No ano de 2004, é lançado "The System Has Failed". Não sabia o que esperar do disco, uma vez que Mustaine, sem o mínimo de vergonha, assumiu ser o dono da bola, compondo tudo no disco, e chamando músicos para gravar o disco que marca o retorno da banda.
Depois de ouvir "The System..." algumas vezes, pode se afirmar, sem meias palavras, que o disco é muito bom. Desde a primeira faixa, "Blackmail The Universe", até a última, "My Kingdom", tudo o que transformou a banda em uma das mais icônicas de sua geração está ali: riffs rápidos, solos precisos, melodias grudentas, além da "melhor pior voz do Metal" característica de Dave Mustaine.
"The System Has Failed" apresenta composições maduras, repletas de feeling, e com refrões marcantes, caso da ótima "Die Dead Enough". A música seguinte, "Kick The Chair" , é um verdadeiro soco na cara. Poderia perfeitamente fazer parte do track list de "Rust In Peace". "The Scorpion" é uma das melhores e mais perturbadoras faixas da banda até agora. Completando a primeira metade do play, a balada "Tears In a Vial" nos leva de volta aos áureos tempos de "Youthanasia".
O restante do disco reserva outros grandes momentos, seja com "Back In The Day", seja com "Something That I´m Not", ou com "Of Mice And Men", a audição é satisfatória. Um retorno que mostra porque o Megadeth deve ser respeitado.
Acontece que no meio de tantos lançamentos, "The System Has Failed" acabou ficando meio que esquecido para muita gente.
É bem verdade que depois que a banda retomou as atividades, foram lançados cinco discos, e mal conseguimos assimilar um, já aparece outro. Eu, particularmente, detesto tudo o que a banda fez de 2004 pra cá, ainda mais que imaginei que após "The System", fosse ouvir uma banda mais evoluída. Tudo o que ouvi foram composições entediantes, repetitivas, e carregadas de solos intermináveis. Exceto por três ou quatro músicas de "Endgame", por mim o Megadeth teria acabado em 2004 mesmo.
E se Dave Mustaine realmente tivesse encerrado as atividades de sua banda em 2004, iria parar no auge. Não cometerei a heresia de falar que "The System..." é melhor do que algum disco da formação clássica da banda, mas poderia facilmente ser uma sequência de "Youthanasia", por exemplo. Por outro lado, é imensamente mais interessante do que tudo o que a banda lançou depois.
Em meio a tantos clássicos, e tantos lançamentos seguidos um do outro, o disco de 2004, apesar de lembrado com muito carinho por parte doas fãs, acaba ficando meio perdido na discografia. Digamos que além de esquecido, é subestimado.
Se nos últimos anos, o som da banda ficou uma competição pra ver quem toca mais rápido, ou pra ver quem é o mais virtuoso, em "The System..." podemos conferir músicas que fazem mais sentido do que as coisas horrorosas que encontramos no abominável "Super Collider", ou no aclamado "Dystopia".
Longe de qualquer saudosismo, mas "The System Has Failed" é o último suspiro da criatividade de Mustaine. Os discos que vieram depois venderam bem, os shows sempre contam com um grande público, mas a verdade é que o último trabalho marcante da banda foi "The System Has Failed". Um disco magnífico, porém, esquecido.
Outras resenhas de System Has Failed - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os solos de guitarra emocionantes que John Petrucci considera divertidos de tocar
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Zakk Wylde fala sobre a música que escreveu em homenagem a Ozzy Osbourne
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael


Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth
Quem são os líderes mundiais na capa de "Rust in Peace", álbum do Megadeth?
Dave Mustaine não descarta gravar álbuns solo após o fim do Megadeth
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


