Megadeth: The System Has Failed, o álbum esquecido
Resenha - System Has Failed - Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Mateus Ribeiro
Postado em 14 de setembro de 2017
O Megadeth conta com inúmeros discos. Dave Mustaine e seus companheiros (ou empregados) lançaram nada menos que quinze discos de estúdio durante os quase trinta e cinco anos da banda.
Dentre esse grande número de lançamentos, temos os incontestáveis "Rust In Peace", "Peace Sells...but Who´s Buying?", "Countdown to Extinction" e "Youthanasia". Também existem os discos importantes, mas não memoráveis, caso de "Killing Is My Business... And Busines Is Good", "So Far, So Good...So What!", "Cryptic Writings", "The World Needs a Hero",e do medonho "Risk".
Após estes lançamentos, eis que Dave Mustaine resolveu interromper as atividades da banda, alegando problemas em um nervo no braço. Eu não botei muita fé, e esperava ansiosamente pelo retorno da banda, que mais cedo ou mais tarde iria acontecer. E não demorou muito.
No ano de 2004, é lançado "The System Has Failed". Não sabia o que esperar do disco, uma vez que Mustaine, sem o mínimo de vergonha, assumiu ser o dono da bola, compondo tudo no disco, e chamando músicos para gravar o disco que marca o retorno da banda.
Depois de ouvir "The System..." algumas vezes, pode se afirmar, sem meias palavras, que o disco é muito bom. Desde a primeira faixa, "Blackmail The Universe", até a última, "My Kingdom", tudo o que transformou a banda em uma das mais icônicas de sua geração está ali: riffs rápidos, solos precisos, melodias grudentas, além da "melhor pior voz do Metal" característica de Dave Mustaine.
"The System Has Failed" apresenta composições maduras, repletas de feeling, e com refrões marcantes, caso da ótima "Die Dead Enough". A música seguinte, "Kick The Chair" , é um verdadeiro soco na cara. Poderia perfeitamente fazer parte do track list de "Rust In Peace". "The Scorpion" é uma das melhores e mais perturbadoras faixas da banda até agora. Completando a primeira metade do play, a balada "Tears In a Vial" nos leva de volta aos áureos tempos de "Youthanasia".
O restante do disco reserva outros grandes momentos, seja com "Back In The Day", seja com "Something That I´m Not", ou com "Of Mice And Men", a audição é satisfatória. Um retorno que mostra porque o Megadeth deve ser respeitado.
Acontece que no meio de tantos lançamentos, "The System Has Failed" acabou ficando meio que esquecido para muita gente.
É bem verdade que depois que a banda retomou as atividades, foram lançados cinco discos, e mal conseguimos assimilar um, já aparece outro. Eu, particularmente, detesto tudo o que a banda fez de 2004 pra cá, ainda mais que imaginei que após "The System", fosse ouvir uma banda mais evoluída. Tudo o que ouvi foram composições entediantes, repetitivas, e carregadas de solos intermináveis. Exceto por três ou quatro músicas de "Endgame", por mim o Megadeth teria acabado em 2004 mesmo.
E se Dave Mustaine realmente tivesse encerrado as atividades de sua banda em 2004, iria parar no auge. Não cometerei a heresia de falar que "The System..." é melhor do que algum disco da formação clássica da banda, mas poderia facilmente ser uma sequência de "Youthanasia", por exemplo. Por outro lado, é imensamente mais interessante do que tudo o que a banda lançou depois.
Em meio a tantos clássicos, e tantos lançamentos seguidos um do outro, o disco de 2004, apesar de lembrado com muito carinho por parte doas fãs, acaba ficando meio perdido na discografia. Digamos que além de esquecido, é subestimado.
Se nos últimos anos, o som da banda ficou uma competição pra ver quem toca mais rápido, ou pra ver quem é o mais virtuoso, em "The System..." podemos conferir músicas que fazem mais sentido do que as coisas horrorosas que encontramos no abominável "Super Collider", ou no aclamado "Dystopia".
Longe de qualquer saudosismo, mas "The System Has Failed" é o último suspiro da criatividade de Mustaine. Os discos que vieram depois venderam bem, os shows sempre contam com um grande público, mas a verdade é que o último trabalho marcante da banda foi "The System Has Failed". Um disco magnífico, porém, esquecido.
Outras resenhas de System Has Failed - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Dave Mustaine revela motivo de não haver reunião de ex-membros durante turnê de despedida
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
A melhor música que David Ellefson ouviu em 2016, segundo o próprio


