Megadeth: o retorno de um Big 4
Resenha - System Has Failed - Megadeth
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 29 de outubro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2002, os fãs do Metal ficaram chocados com o anúncio do fim do Megadeth. O motivo: Dave Mustaine sofreu uma lesão no braço esquerdo e ficou impossibilitado de tocar guitarra. Após quase dois anos depois, e muita fisioterapia, o líder da banda planejou gravar um disco solo. Mas a gravadora achou melhor que ele gravasse mais um disco do Megadeth. E o que seria uma jogada de marketing, acabou virando uma das notícias mais aguardadas de 2004: O Megadeth está de volta. A pergunta era: quem iria dividir as atenções com Dave Mustaine?
Como não conseguiu a formação do Rust In Peace (1990) – David Ellefson (bx), Marty Friedman (g) e Nick Menza (bt), Mustaine resolveu chamar músicos de estúdio para registrar as faixas do então novo disco. Para os solos, chamou seu antigo companheiro Chris Poland (que tocou no Killing Is My Business, de 1983 e Peace Sells..., de 1986), que se mostrou afiado, mesmo tocando Jazz. Para a ¨cozinha¨, Jimmy Lee Sloas (bx) no lugar de Ellefson e o renomado baterista Vinnie Colaiuta (Frank Zappa, Sting, Jeff Beck).
Como sempre acontece em toda discografia, Mustaine faz críticas a tudo que incomoda, como política, religião e cotidiano. The System Has Failed, segundo ele, é uma crítica a todo o sistema que controla a sociedade. Um dos casos que inspirou-o foi o do O.J. Simpson, que foi acusado de assassinato, em 1994, mas foi inocentado porque a acusação era racista.
As faixas continuam pesadas e técnicas, como Blackmail The Universe, com direito a efeitos sonoros; Kick The Chair remetendo aos tempos de Rust In Peace (no verso está o título do álbum); Back In The Day homenageando os headbangers, destacando as guitarras gêmeas a lá Iron Maiden; a rifferama de Something That I´m Not e o clima sombrio de The Scorpion.
Die Dead Enough foi escolhido como primeiro single e clipe. Inicialmente foi escolhida para entrar na trilha sonora de Tomb Raider 2, e teria a colaboração de Angelina Jolie nos backing vocals (o que não aconteceu, mas seria interessante!). Quanto à música, ela vale o registro, com seu refrão pegajoso e uma parte do refrão que lembra Alice Cooper. Of Mice And Men também virou single e lembra a fase Cryptic Writings (1997). Outro destaque é Shadow of Deth, em que Mustaine recita o salmo 23, de forma épica.
Se for analisar, The System Has Failed tem todos os elementos do Megadeth, desde Rust In Peace até a fase mais experimental do Risk (1999). Não é o melhor disco do Megadeth, mas se for para colocá-lo na discografia oficial, ficaria entre Rust e Countdown to Extinction (1992).
Confiram os vídeos abaixo - Die Dead Enough:
Of Mice And Men:
The Scorpion:
Formação:
Dave Mustaine – vocal e guitarra
Chris Polland – guitarra
Jimmy Lee Sloas – baixo
Vinnie Colaiuta – bateria
Tracklist:
1-Blackmail The Universe
2-Die Dead Enough
3-Kick The Chair
4-The Scorpion
5-Tears In A Vial
6-I Know Jack
7-Back In The Day
8-Something that I'm Not
9-Truth Be Told
10-Of Mice And Men
11-Shadow Of Deth
12-My Kingdom
Outras resenhas de System Has Failed - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
Bob Daisley esclarece rumores sobre saída de Randy Rhoads da banda de Ozzy
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Joe Satriani e Steve Vai anunciam "The Sea of Emotion", primeiro álbum do SatchVai
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027
A música mais longa (e mais triste) da carreira dos Ramones
Chaves: sósia metaleiro faz sucesso nas redes sociais
Gráfico em vídeo mostra cantoras de metal mais populares entre 2004 e 2023

A curiosa frase que Dave Mustaine gostaria de ver escrita em sua lápide
A curiosa frase que Dave Mustaine gostaria que fosse escrita em sua lápide
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Para Marty Friedman, Elvis Presley é uma "figura divina"
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Marty Friedman considera todos os álbuns do Garbage "fantásticos"
Por que "Peace Sells" é uma das músicas do Megadeth que Dave Mustaine mais gosta
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



