Megadeth: o retorno de um Big 4
Resenha - System Has Failed - Megadeth
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 29 de outubro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2002, os fãs do Metal ficaram chocados com o anúncio do fim do Megadeth. O motivo: Dave Mustaine sofreu uma lesão no braço esquerdo e ficou impossibilitado de tocar guitarra. Após quase dois anos depois, e muita fisioterapia, o líder da banda planejou gravar um disco solo. Mas a gravadora achou melhor que ele gravasse mais um disco do Megadeth. E o que seria uma jogada de marketing, acabou virando uma das notícias mais aguardadas de 2004: O Megadeth está de volta. A pergunta era: quem iria dividir as atenções com Dave Mustaine?
Como não conseguiu a formação do Rust In Peace (1990) – David Ellefson (bx), Marty Friedman (g) e Nick Menza (bt), Mustaine resolveu chamar músicos de estúdio para registrar as faixas do então novo disco. Para os solos, chamou seu antigo companheiro Chris Poland (que tocou no Killing Is My Business, de 1983 e Peace Sells..., de 1986), que se mostrou afiado, mesmo tocando Jazz. Para a ¨cozinha¨, Jimmy Lee Sloas (bx) no lugar de Ellefson e o renomado baterista Vinnie Colaiuta (Frank Zappa, Sting, Jeff Beck).
Como sempre acontece em toda discografia, Mustaine faz críticas a tudo que incomoda, como política, religião e cotidiano. The System Has Failed, segundo ele, é uma crítica a todo o sistema que controla a sociedade. Um dos casos que inspirou-o foi o do O.J. Simpson, que foi acusado de assassinato, em 1994, mas foi inocentado porque a acusação era racista.
As faixas continuam pesadas e técnicas, como Blackmail The Universe, com direito a efeitos sonoros; Kick The Chair remetendo aos tempos de Rust In Peace (no verso está o título do álbum); Back In The Day homenageando os headbangers, destacando as guitarras gêmeas a lá Iron Maiden; a rifferama de Something That I´m Not e o clima sombrio de The Scorpion.
Die Dead Enough foi escolhido como primeiro single e clipe. Inicialmente foi escolhida para entrar na trilha sonora de Tomb Raider 2, e teria a colaboração de Angelina Jolie nos backing vocals (o que não aconteceu, mas seria interessante!). Quanto à música, ela vale o registro, com seu refrão pegajoso e uma parte do refrão que lembra Alice Cooper. Of Mice And Men também virou single e lembra a fase Cryptic Writings (1997). Outro destaque é Shadow of Deth, em que Mustaine recita o salmo 23, de forma épica.
Se for analisar, The System Has Failed tem todos os elementos do Megadeth, desde Rust In Peace até a fase mais experimental do Risk (1999). Não é o melhor disco do Megadeth, mas se for para colocá-lo na discografia oficial, ficaria entre Rust e Countdown to Extinction (1992).
Confiram os vídeos abaixo - Die Dead Enough:
Of Mice And Men:
The Scorpion:
Formação:
Dave Mustaine – vocal e guitarra
Chris Polland – guitarra
Jimmy Lee Sloas – baixo
Vinnie Colaiuta – bateria
Tracklist:
1-Blackmail The Universe
2-Die Dead Enough
3-Kick The Chair
4-The Scorpion
5-Tears In A Vial
6-I Know Jack
7-Back In The Day
8-Something that I'm Not
9-Truth Be Told
10-Of Mice And Men
11-Shadow Of Deth
12-My Kingdom
Outras resenhas de System Has Failed - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Penélope Nova lembra como foi início do namoro com o saudoso Andre Matos
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Novo disco do Anthrax recebe nota 8 de 10 em resenha do Blabbermouth
Iron Maiden: veja Bruce abandonando o palco em 1999
O clássico do Metallica que James Hetfield diz ser a "Paranoid" de sua banda
A opinião de Gene Simmons sobre o Sepultura que deve agradar aos irmãos Cavalera

Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
Dave Mustaine relembra álbum do Megadeth que produziu "à beira da morte" em luta contra o câncer
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Dave Mustaine fala sobre sequelas do tratamento contra o câncer
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
David Ellefson diz que o Megadeth não existiria sem ele
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



