Megadeth: o retorno de um Big 4

Resenha - System Has Failed - Megadeth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rodrigo Noé de Souza
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Em 2002, os fãs do Metal ficaram chocados com o anúncio do fim do Megadeth. O motivo: Dave Mustaine sofreu uma lesão no braço esquerdo e ficou impossibilitado de tocar guitarra. Após quase dois anos depois, e muita fisioterapia, o líder da banda planejou gravar um disco solo. Mas a gravadora achou melhor que ele gravasse mais um disco do Megadeth. E o que seria uma jogada de marketing, acabou virando uma das notícias mais aguardadas de 2004: O Megadeth está de volta. A pergunta era: quem iria dividir as atenções com Dave Mustaine?
780 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa5000 acessosManowar: você acha as fotos da década de 80 ridículas?

Como não conseguiu a formação do Rust In Peace (1990) – David Ellefson (bx), Marty Friedman (g) e Nick Menza (bt), Mustaine resolveu chamar músicos de estúdio para registrar as faixas do então novo disco. Para os solos, chamou seu antigo companheiro Chris Poland (que tocou no Killing Is My Business, de 1983 e Peace Sells..., de 1986), que se mostrou afiado, mesmo tocando Jazz. Para a ¨cozinha¨, Jimmy Lee Sloas (bx) no lugar de Ellefson e o renomado baterista Vinnie Colaiuta (Frank Zappa, Sting, Jeff Beck).
Como sempre acontece em toda discografia, Mustaine faz críticas a tudo que incomoda, como política, religião e cotidiano. The System Has Failed, segundo ele, é uma crítica a todo o sistema que controla a sociedade. Um dos casos que inspirou-o foi o do O.J. Simpson, que foi acusado de assassinato, em 1994, mas foi inocentado porque a acusação era racista.

As faixas continuam pesadas e técnicas, como Blackmail The Universe, com direito a efeitos sonoros; Kick The Chair remetendo aos tempos de Rust In Peace (no verso está o título do álbum); Back In The Day homenageando os headbangers, destacando as guitarras gêmeas a lá Iron Maiden; a rifferama de Something That I´m Not e o clima sombrio de The Scorpion.

Die Dead Enough foi escolhido como primeiro single e clipe. Inicialmente foi escolhida para entrar na trilha sonora de Tomb Raider 2, e teria a colaboração de Angelina Jolie nos backing vocals (o que não aconteceu, mas seria interessante!). Quanto à música, ela vale o registro, com seu refrão pegajoso e uma parte do refrão que lembra Alice Cooper. Of Mice And Men também virou single e lembra a fase Cryptic Writings (1997). Outro destaque é Shadow of Deth, em que Mustaine recita o salmo 23, de forma épica.

Se for analisar, The System Has Failed tem todos os elementos do Megadeth, desde Rust In Peace até a fase mais experimental do Risk (1999). Não é o melhor disco do Megadeth, mas se for para colocá-lo na discografia oficial, ficaria entre Rust e Countdown to Extinction (1992).

Confiram os vídeos abaixo - Die Dead Enough:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Of Mice And Men:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

The Scorpion:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Formação:
Dave Mustaine – vocal e guitarra
Chris Polland – guitarra
Jimmy Lee Sloas – baixo
Vinnie Colaiuta – bateria

Tracklist:
1-Blackmail The Universe
2-Die Dead Enough
3-Kick The Chair
4-The Scorpion
5-Tears In A Vial
6-I Know Jack
7-Back In The Day
8-Something that I'm Not
9-Truth Be Told
10-Of Mice And Men
11-Shadow Of Deth
12-My Kingdom

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de System Has Failed - Megadeth

2029 acessosMegadeth: 10 anos do renascimento com "The System Has Failed"4114 acessosResenha - System Has Failed - Megadeth2826 acessosResenha - System Has Failed - Megadeth4121 acessosResenha - System has Failed - Megadeth

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MegadethMegadeth
Dave Mustaine classifica os guitarristas da banda

780 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa477 acessosMarty Friedman: ouça "Miracle", single do novo álbum solo3396 acessosMetallica: e se James Hetfield cantasse no Megadeth?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Megadeth"

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Como ele vê ser chamado de melhor guitarrista por Dave Mustaine

E Se...E Se...
Sua banda favorita mudasse de gênero musical?

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Filha ajuda o guitarrista a aprender "Holy Wars"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Megadeth"

ManowarManowar
Você acha as fotos da década de 80 ridículas?

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Cazuza e Lauro Corona

Big FourBig Four
Astros da cena Heavy escolhem banda preferida

5000 acessosSlipknot: Qual é o significado e a tradução do nome da banda?5000 acessosHard Rock: as 100 maiores bandas do estilo segundo a VH15000 acessosAC/DC: setlist, fotos e vídeos do show arrasador com Axl Rose5000 acessosA Vida Pós-bilau: vocalista do Life of Agony abre o jogo3846 acessosMetaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico5000 acessosMetallica: o que Andreas Kisser achou do "Hardwired?"

Sobre Rodrigo Noé de Souza

Nasci em 1984. Esse ano não é só o início de uma nova democracia, mas também é o ano em que vários discos foram lançados, como Powerslave (IRON MAIDEN), Stay Hungry (TWISTED SISTER), W.A.S.P., Don´t Break The Oath (Mercyful Fate), Slide It In (WHITESNAKE), 1984 (VAN HALEN), The Last In Line (DIO) e, o meu favorito de todos, Ride the Lightning (METALLICA). Sou um aficcionado por Metal, desde AC/DC e ZZ Top, até Anaal Nathrakh e Krisiun. Sou Jornalista, blogueiro, facebookeiro, o que for. Quem quiser saber o que eu escrevo, acessem meu blog: www.esporropublico.zip.net.

Mais matérias de Rodrigo Noé de Souza no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online