Megadeth: o retorno de um Big 4
Resenha - System Has Failed - Megadeth
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 29 de outubro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2002, os fãs do Metal ficaram chocados com o anúncio do fim do Megadeth. O motivo: Dave Mustaine sofreu uma lesão no braço esquerdo e ficou impossibilitado de tocar guitarra. Após quase dois anos depois, e muita fisioterapia, o líder da banda planejou gravar um disco solo. Mas a gravadora achou melhor que ele gravasse mais um disco do Megadeth. E o que seria uma jogada de marketing, acabou virando uma das notícias mais aguardadas de 2004: O Megadeth está de volta. A pergunta era: quem iria dividir as atenções com Dave Mustaine?
Como não conseguiu a formação do Rust In Peace (1990) – David Ellefson (bx), Marty Friedman (g) e Nick Menza (bt), Mustaine resolveu chamar músicos de estúdio para registrar as faixas do então novo disco. Para os solos, chamou seu antigo companheiro Chris Poland (que tocou no Killing Is My Business, de 1983 e Peace Sells..., de 1986), que se mostrou afiado, mesmo tocando Jazz. Para a ¨cozinha¨, Jimmy Lee Sloas (bx) no lugar de Ellefson e o renomado baterista Vinnie Colaiuta (Frank Zappa, Sting, Jeff Beck).
Como sempre acontece em toda discografia, Mustaine faz críticas a tudo que incomoda, como política, religião e cotidiano. The System Has Failed, segundo ele, é uma crítica a todo o sistema que controla a sociedade. Um dos casos que inspirou-o foi o do O.J. Simpson, que foi acusado de assassinato, em 1994, mas foi inocentado porque a acusação era racista.
As faixas continuam pesadas e técnicas, como Blackmail The Universe, com direito a efeitos sonoros; Kick The Chair remetendo aos tempos de Rust In Peace (no verso está o título do álbum); Back In The Day homenageando os headbangers, destacando as guitarras gêmeas a lá Iron Maiden; a rifferama de Something That I´m Not e o clima sombrio de The Scorpion.
Die Dead Enough foi escolhido como primeiro single e clipe. Inicialmente foi escolhida para entrar na trilha sonora de Tomb Raider 2, e teria a colaboração de Angelina Jolie nos backing vocals (o que não aconteceu, mas seria interessante!). Quanto à música, ela vale o registro, com seu refrão pegajoso e uma parte do refrão que lembra Alice Cooper. Of Mice And Men também virou single e lembra a fase Cryptic Writings (1997). Outro destaque é Shadow of Deth, em que Mustaine recita o salmo 23, de forma épica.
Se for analisar, The System Has Failed tem todos os elementos do Megadeth, desde Rust In Peace até a fase mais experimental do Risk (1999). Não é o melhor disco do Megadeth, mas se for para colocá-lo na discografia oficial, ficaria entre Rust e Countdown to Extinction (1992).
Confiram os vídeos abaixo - Die Dead Enough:
Of Mice And Men:
The Scorpion:
Formação:
Dave Mustaine – vocal e guitarra
Chris Polland – guitarra
Jimmy Lee Sloas – baixo
Vinnie Colaiuta – bateria
Tracklist:
1-Blackmail The Universe
2-Die Dead Enough
3-Kick The Chair
4-The Scorpion
5-Tears In A Vial
6-I Know Jack
7-Back In The Day
8-Something that I'm Not
9-Truth Be Told
10-Of Mice And Men
11-Shadow Of Deth
12-My Kingdom
Outras resenhas de System Has Failed - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O relacionamento mais icônico de Freddie Mercury, com o namorado Jim Hutton
Ultimate Classic Rock: as 25 músicas mais tristes da história
O trocadilho picante que Ney fazia em "Pro Dia Nascer Feliz" que Cazuza gargalhava


Dave Mustaine usa imagens de Clint Eastwood como inspiração durante gravações
A música do Megadeth que passou de tragédia a "testamento" de Dave Mustaine
Dave Mustaine explica conversa direta que marcou decisão pelo último álbum do Megadeth
Dave Mustaine conta como gostaria de ser lembrado pelas pessoas
David Ellefson odeia quando chamam seu ofício de trabalho
Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
Cidade do Tennessee institui o "Dia do Megadeth" em homenagem à banda
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



