Robert Trujillo, do Metallica, comenta a diferença entre Cliff Burton e Jason Newsted
Por Bruce William
Postado em 26 de abril de 2024
Robert Trujillo esteve no programa "Trunk Nation With Eddie Trunk" da SiriusXM, onde dentre vários assuntos, falou sobre os dois baixistas que o antecederam no Metallica, Jason Newsted e Cliff Burton. A transcrição é do Blabbermouth.
"É interessante porque Jason e Cliff são músicos muito diferentes, e acho isso ótimo. Adoro o fato de que somos todos diferentes, cada um trazendo sua própria coisa para a banda. E, obviamente Cliff era um músico incrível. Ele era realmente um compositor quando se tratava do instrumento, da mesma forma que um Jaco Pastorius ou Stanley Clarke seria um compositor. São pessoas que pensam na música, mas também pensam no papel do instrumento dentro da música e como apresentá-lo. E às vezes isso envolve usar distorção ou overdrive ou o pedal wah e ser melódico com ele. E eu adoro isso; é isso que adoro sobre [Cliff]. E então você tem Jason, que segurava tudo de forma sólida, muito mais simples mas de uma maneira muito boa, não sem criatividade, eu jamais diria isso. Acho que [ele é um baixista] realmente sólido"
Em seguida, Trujillo emenda: "O que aprendi ao longo dos anos com todos com quem já trabalhei, seja no Metallica ou tocando na banda do Ozzy e gravando com Ozzy e trabalhando com Jerry Cantrell [do Alice in Chains], o que fiz ocasionalmente ao longo dos anos, aprendi com cada situação. Jerry, por exemplo, é um baixista incrível. Ele nunca admitiria, mas esse cara, como compositor, ele posiciona as notas dentro de uma música e a dinâmica dessa nota na simplicidade é incrível. Se você ouvir uma música como 'Rooster' você ouve o baixo que tem personalidade dentro da música, ressoando e criando seu espaço. Ele é realmente ótimo em pegar o baixo e usá-lo de forma simples, mas ao mesmo tempo fazendo sua presença ser conhecida de uma maneira muito dinâmica, o que se adapta à música".
Por fim, ele fala sobre o trabalho dentro do Metallica: "A composição de músicas está sempre no mais alto nível, e trabalhar com Lars, James e Kirk por 21 anos tem sido uma experiência incrível porque eles são compositores. E isso é especial, quando você pode estar em uma banda e trabalhar com pessoas que amam a arte de compor canções".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps