Ian Anderson: Falar de Jethro Tull é se referir ao vocalista e líder
Resenha - Ian Anderson (Credicard Hall, São Paulo, 28/04/2005)
Por Thiago Sarkis
Postado em 28 de abril de 2005
Sem desconsiderar a importância imensa de Martin Barre, Clive Bunker, Glenn Cornick, Barriemore Barlow, ou mesmo as pequenas, mas fecundas contribuições dos recentes Doane Perry, Andrew Giddings, e Jonathan Noyce, falar de Jethro Tull é se referir a Ian Anderson. Você pode retirar qualquer outro integrante do palco, mas enquanto o carismático flautista estiver lá, teremos caracterizada uma apresentação da legendária banda britânica.
Isto posto, quando se anuncia a turnê de "Ian Anderson & Orquestra" no Brasil, sabe-se que algo de muito especial está por vir, especialmente para os fãs de rock progressivo. Ainda assim, no local do grande evento, o Credicard Hall, podíamos notar uma vastidão de admiradores também de estilos aparentemente dessemelhantes, com camisas de Slayer, Anthrax, Angra, Nightwish, Slipknot, etc. Nada mais que justo, comprovando a efetividade da ilimitada e transcendental obra constituída firmemente pela Jethro desde 1968, com o debute "This Was".
O concerto inicia-se sem maiores atrasos e com todo respeito ao público que o ambiente clássico de violinos, oboés, violoncelos, trombones, trompas, violas, etc., exige, além da postura sempre deferente da principal atração em relação a seus fãs.
De imediato, ênfase dada a "Rupi’s Dance" (2003), álbum solo de Anderson, com "Eurology" e "Calliandra Shade (The Capuccino Song)". Na seqüência, uma quantidade maior de sensações é percebida com "Skating Away On The Thin Ace Of The New Day" do histórico "War Child" de 1974. Até aí, apenas Anderson no palco, escoltado por uma banda tradicional de rock num formato mais "acústico", com violão, baixo, bateria e teclados.
O mesmo contorno persiste no aquecimento para a entrada da orquestra. A quarta música, "Up The Pool", proveniente de "Living In The Past" (1972), é o ponto derradeiro do êxtase, seguida pela hodierna "We Five Kings", gravada no novo milênio para "The Jethro Tull Christmas Album" (2003).
Os vinte e oito músicos da Orquestra Popular Paulista emanam finalmente para o esperado encontro com o líder do Jethro Tull e o rock do conjunto que o acompanha. Um clima já bem preparado e propício para as intervenções dos instrumentos em cena, e a execução de canções eternas.
A emoção transpira na face de violinistas e fãs na contundente seqüência "Life Is A Long Song", "In The Grip Of Stronger Stuff" e o segundo grande estrondo da noite com "Wond’ring Aloud". Em destaque também a interação de Anderson com o público e sua já conhecida presença de palco. Introduz as músicas, fala de seus companheiros, conta histórias, sorri, entretém.
"Griminelli’s Lament" encanta pela beleza, mas obviamente não tem o mesmo efeito das anteriores, sendo uma composição do supradito "Rupi’s Dance". Porém, a tríade arrebatadora composta por "Cheap Day Return", "Mother Goose" e "Bouree", todas do essencial "Aqualung" (1971), volta a mover os seguidores já irriquietos em seus acentos. O anúncio de uma breve paralisação dá continuidade aos aplausos já fervorosos após o inesquecível seguimento de clássicos do Tull.
O retorno é marcado pela instrumental "Boris Dancing" do CD solo "The Secret Language Of Birds" (2000) de Ian, com as devidas menções à inspiração para a composição; a patética dança do primeiro presidente da Rússia, Boris Yeltsin, durante sua campanha presidencial em 1996, na qual fora derrotado (será porque hein?) por Vladimir Putin. A imagem da comédia-pastelão vira arte suma na flauta do escocês.
"Living In The Past" encerra a presença de Ian Anderson e seu grupo sozinhos no palco. O ‘gran finale’ vem obviamente com a orquestra completa e começa com "Pavane", a qual prepara o momento mais esperado do show, "Aqualung", a música, com tudo o que tem direito e quase dez minutos de duração! Por incrível que pareça, não foi a passagem de maior relevância do espetáculo. Os novos arranjos, inegavelmente maravilhosos, de alguma forma mostraram como uma composição pode receber a dimensão de intocável com o passar do tempo. Falamos de uma circunstância atípica e válida, até por motivos históricos, e independente de resultados. Todavia, "Aqualung" é de uma imensidão incalculável, e ousar tocá-la para além de sua versão original se transforma numa armadilha a qualquer orquestra, país, músico. Nem mesmo o próprio Ian escapa destes perigos.
"God Rest Ye Merry Gentlemen", "My God", e treze minutos de "Budapest" - estendida por vários solos, intervenções orquestrais, e também improvisos - enchem os olhos antes do último bis, já com o público de pé, quase invadindo a arena, para a fantástica "Locomotive Breath".
Mais uma visita soberba do Jethro Tull ao Brasil. Jamais será esquecida, principalmente pela unicidade de tudo o que a envolveu, mas também pela incrível e, na verdade, já esperada alta qualidade apresentada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A banda nova que Rob Halford e Robb Flynn defendem e o The Guardian detona
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
O instrumento que Steven Tyler quebrou gravando um clássico do Aerosmith e ninguém consertou
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day
Vinil, CDs, celulares e acessórios com até 63% de descontos selecionadas na Amazon
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
Bruce Dickinson: por que ele nunca usou cocaína, mas experimentou metanfetamina
Kurt Cobain e Layne Staley: a coincidência de suas mortes
System of a Down: por que Serj Tankian não joga mais nenhum vídeo game?
O guitarrista que Ian Anderson admirava tanto que foi acusado de imitar
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
Ian Anderson explica como o consolo "intruso *nal" era usado em shows do Jethro Tull nos anos 80
O dia em que membros do Spin Doctors deixaram Ian Anderson no vácuo: "Me ignoraram"
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida



