A melhor balada do Epica de todos os tempos, segundo Simone Simons
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de agosto de 2025
O Epica, aclamada banda neerlandesa de metal sinfônico, retorna à América Latina em setembro de 2025 com 13 datas. Seis delas acontecem no Brasil, sempre com apoio dos convidados especiais Fleshgod Apocalypse, da Itália.
Os compromissos em território nacional acontecem em Porto Alegre (6/09), Curitiba (7/09), Belo Horizonte (9/09), Brasília (11/09), Rio de Janeiro (13/09) e São Paulo (14/09). Também fazem parte do itinerário Chile, Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, San Salvador e Panamá — neste último, com a primeira apresentação da história da banda no país.
Às vésperas da turnê, a vocalista Simone Simons falou com exclusividade para o Whiplash.Net ao jornalista Gustavo Maiato sobre a nova fase do grupo, o repertório da Aspiral Tour e revelou qual é, em sua opinião, a melhor balada do Epica de todos os tempos.

"‘Tides of Time’ é uma balada atemporal. Acho que ela acerta todos os pontos que fazem uma música lenta ser realmente especial", contou a cantora. Lançada em 2009 no álbum "Design Your Universe", a faixa é presença constante em shows com orquestra e coro, incluindo as apresentações em Amsterdã e no México.
Para Simone, as baladas ocupam um lugar diferente no repertório. "Gosto de cantar essas músicas ao vivo porque posso focar nos vocais. É sempre muito íntimo, muito cru. Não tem saltos no palco, só emoção", afirmou. "É o tipo de momento em que estou completamente conectada à canção."
A artista também destacou a recente "Obsidian Heart", do álbum mais recente, "Arcana", como uma das preferidas do novo repertório. Com afinação mais baixa e atmosfera sombria, a música representa o lado mais introspectivo e denso da banda. "Ela é mais pesada, quase doom. E eu gosto disso", declarou. Mesmo com o peso característico do Epica, são nas passagens emocionais que Simone mostra toda sua expressividade — e "Tides of Time" segue sendo, para ela, a maior prova disso.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne

Epica lança vídeo de seu novo single, "Avatar - The Final Incarnation"
Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026


