Black Sabbath quase descartou "Paranoid" por conta do Led Zeppelin
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de agosto de 2025
O Black Sabbath é frequentemente apontado — com total justiça — como o pioneiro incontestável do heavy metal. Além de estabelecer as bases do gênero, o grupo liderado pelo guitarrista Tony Iommi é responsável por músicas que se tornaram clássicos imortais, sendo "Paranoid" a mais popular delas.
Black Sabbath - Mais Novidades

Iniciada por um riff inesquecível — marca registrada de Iommi —, "Paranoid" dá nome ao segundo álbum de estúdio da banda, lançado em setembro de 1970. Curta, direta e eletrizante, a faixa traz uma performance marcante de Ozzy Osbourne, cuja voz singular contribuiu para consolidar a identidade sonora do grupo.
Mais de meio século após seu lançamento, "Paranoid" segue como um verdadeiro hino, não apenas do Black Sabbath, mas do heavy metal como um todo. Curiosamente, porém, a música quase foi descartada por soar semelhante a uma canção de outro lendário grupo britânico: o Led Zeppelin.
Geezer Butler, baixista da formação original do Sabbath, revelou detalhes curiosos sobre o processo de composição em entrevista à Classic Rock em 2023. Segundo ele, "Paranoid" surgiu de maneira improvisada, no fim das gravações do disco.

"Foi bem no final da gravação do segundo álbum, que se chamaria ‘War Pigs’. Estávamos com pouco material, e o Tony meio que criou o riff na hora. Mas o Ozzy e eu achamos que era parecido demais com ‘Communication Breakdown’, do Led Zeppelin."
Apesar da semelhança, a banda decidiu gravar a faixa. A decisão se mostrou acertada, como Butler relembrou.
"Quando o Tony apareceu com o riff de ‘Paranoid’, eu e o Ozzy percebemos na hora e dissemos: 'Não, não podemos fazer isso!'. O fato de essa música ter se tornado um grande sucesso pra gente – e provavelmente ser a nossa canção mais conhecida hoje – já diz tudo, na verdade."
"Paranoid" foi uma das músicas que o Black Sabbath executou no último show de sua carreira, realizado em 5 de julho deste ano. Infelizmente, Ozzy Osbourne faleceu semanas após a histórica apresentação.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps