John Bonham e a música do Led Zeppelin que ele adorava tocar ao vivo
Por Bruce William
Postado em 18 de novembro de 2022
O lendário John Bonham nunca foi muito dado a entrevistas. E nas poucas vezes em que abria a boca, ele falava pouco mas falava certo, com frases que ficaram marcadas como "Neste ramo, você não pode dar mole. Se você bobear, está morto".
Led Zeppelin - Mais Novidades
Ele nunca falou explicitamente sobre suas preferências musicais, mas houve uma declaração publicada no livro " Led Zeppelin: The Oral History of the World's Greatest Rock Band", resgatada pelo cheatsheet.com, onde ele acabou revelando uma música que ele adorava tocar ao vivo.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Muitos com certeza apostarão em "Moby Dick", onde ele exercitava seus solos de bateria, com a banda entregando performances que chegaram a durar meia hora. Mas a escolha dele recaiu sobre "Trampled Under Foot", do álbum de 1975 da banda, o "Physical Graffiti".
Mas o que ela tem de especial? Bonham não explicou, simplesmente se limitou a dizer: "Ela é ótima pra mim, sabe? Um ótimo ritmo para um baterista. Está no ritmo certo e você pode aplicar um monte de truques nela".
Vamos tentar obter uma pista, analisando a declaração feita por John Paul Jones sobre a música que aparece no mesmo livro, quando ele conta como ela foi criada: "Eu havia acabado de começar a tocá-la no clavinet e (Bonham) veio com aquela gloriosa batida pesada num ritmo rápido cheia de feeling, que ele tocava da forma que fosse necessária. 'Trampled Under Foot' possui essa atitude".
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Sem contar que, nas performance ao vivo, o Led Zeppelin transformava "Trampled Underfoot" em uma jam, com improvisos de guitarra e teclados. Talvez venha daí a predileção de Bonham pela canção.
De acordo com o Songfacts, a letra de "Trampled Underfoot" é baseada em "Terraplane Blues", gravada por Robert Johnson em 1936. "Terraplane" era um carro típico daquela época, e a música usa partes do carro como metáfora para sexo. E, ao que parece, Robert Plant também gosta muito da canção, a ponto de ter incluído no repertório de sua turnê do "Now And Zen" de 1988.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps