John Bonham e a música do Led Zeppelin que ele adorava tocar ao vivo
Por Bruce William
Postado em 18 de novembro de 2022
O lendário John Bonham nunca foi muito dado a entrevistas. E nas poucas vezes em que abria a boca, ele falava pouco mas falava certo, com frases que ficaram marcadas como "Neste ramo, você não pode dar mole. Se você bobear, está morto".
Led Zeppelin - Mais Novidades
Ele nunca falou explicitamente sobre suas preferências musicais, mas houve uma declaração publicada no livro " Led Zeppelin: The Oral History of the World's Greatest Rock Band", resgatada pelo cheatsheet.com, onde ele acabou revelando uma música que ele adorava tocar ao vivo.
Muitos com certeza apostarão em "Moby Dick", onde ele exercitava seus solos de bateria, com a banda entregando performances que chegaram a durar meia hora. Mas a escolha dele recaiu sobre "Trampled Under Foot", do álbum de 1975 da banda, o "Physical Graffiti".
Mas o que ela tem de especial? Bonham não explicou, simplesmente se limitou a dizer: "Ela é ótima pra mim, sabe? Um ótimo ritmo para um baterista. Está no ritmo certo e você pode aplicar um monte de truques nela".
Vamos tentar obter uma pista, analisando a declaração feita por John Paul Jones sobre a música que aparece no mesmo livro, quando ele conta como ela foi criada: "Eu havia acabado de começar a tocá-la no clavinet e (Bonham) veio com aquela gloriosa batida pesada num ritmo rápido cheia de feeling, que ele tocava da forma que fosse necessária. 'Trampled Under Foot' possui essa atitude".
Sem contar que, nas performance ao vivo, o Led Zeppelin transformava "Trampled Underfoot" em uma jam, com improvisos de guitarra e teclados. Talvez venha daí a predileção de Bonham pela canção.
De acordo com o Songfacts, a letra de "Trampled Underfoot" é baseada em "Terraplane Blues", gravada por Robert Johnson em 1936. "Terraplane" era um carro típico daquela época, e a música usa partes do carro como metáfora para sexo. E, ao que parece, Robert Plant também gosta muito da canção, a ponto de ter incluído no repertório de sua turnê do "Now And Zen" de 1988.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito


A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Foto que inspirou a capa do álbum "Led Zeppelin IV" vai a leilão na Inglaterra
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Os 20 maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo os leitores da Guitar Player


