O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu
Por André Garcia
Postado em 26 de novembro de 2024
Um dos músicos mais brilhantes da história da música popular, tragicamente John Lennon teve sua carreira limitada aos anos 60 e 70. Período esse em que surgiram no rock quase todos daqueles que estão entre os maiores dos letristas/poetas/compositores: Bob Dylan, Pete Townshend, Roger Waters, Phill Lynott, Neil Peart, Ray Davies, Lou Reed, Peter Gabriel, David Bowie…
Todos os nomes citados concordam que entre eles não poderia faltar John Lennon. Afinal de contas, entre suas canções que são verdadeiros hinos e que possuem como letras verdadeiros poemas estão "All You Need is Love" e "Lucy in the Sky With Diamonds".
Em uma das entrevistas que deu a Jann Wenner, John falou sobre suas favoritas.
"Gosto de 'Across The Universe' porque é uma das melhores letras que já escrevi. Pode ser até que seja a melhor, sei lá. É uma das melhores. É uma boa poesia, sabe, ou seja lá como você queira chamar. Mesmo sem a melodia ela se sustenta. As músicas que mais gosto são aquelas que se sustentam pela letra, sem melodia. Elas não precisam ter melodia, porque são poemas, você lê elas."
Outra letra apontada por Lennon como uma de suas melhores foi a de "HELP!", de 1965.
"'HELP!' é uma das minhas letras favoritas porque era o que eu queria dizer; o pedido de socorro era real. A letra é tão boa agora quanto era na época; não mudou, sabe? Me faz sentir seguro de mim mesmo que lá em 1965 eu já era tão sensato. Quer dizer, não sensato, mas consciente de mim mesmo naquela época. E isso sem risadinhas, sem nada de pop: só eu cantando um pedido de socorro e falando sério."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps