Os 5 álbuns de metal sinfônico que fizeram a cabeça de Simone Simons do Epica
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de agosto de 2025
O Epica está de volta ao Brasil em setembro de 2025. Aclamada banda neerlandesa de metal sinfônico, o grupo fará seis shows no país com a Aspiral Tour, ao lado dos italianos do Fleshgod Apocalypse. As apresentações ocorrem em Porto Alegre (6/09), Curitiba (7/09), Belo Horizonte (9/09), Brasília (11/09), Rio de Janeiro (13/09) e São Paulo (14/09).
Epica - Mais Novidades

Às vésperas da turnê, a vocalista Simone Simons relembrou, em entrevista exclusiva a Gustavo Maiato, os primeiros discos que a marcaram dentro do gênero — álbuns que ajudaram a moldar o som do Epica e a trajetória da própria cantora no metal.
Antes de conhecer o estilo, Simone ouvia rock alternativo e black metal. Mas tudo mudou quando descobriu o metal com vocal feminino e influências de música clássica. "Ouvir esse metal combinado com uma bela voz feminina foi algo completamente novo pra mim. Combinado com canto clássico… eu achei mágico."
Ao falar sobre os discos que mais a impactaram, Simone citou cinco títulos que formaram sua base musical: "In a Reverie" (Lacuna Coil), "The Dance" (Within Temptation), "Angels Fall First" e "Oceanborn" (Nightwish), e "Beyond the Veil" (Tristania).

"Recentemente encontrei uma fita cassete que minha mãe me deu — uma daquelas mixtapes que eu mesma gravei com minhas bandas favoritas da época. Tem Lacuna Coil, Nightwish, Dimmu Borgir... É muito fofo, na verdade. Eu não tenho mais um toca-fitas ou Walkman. Acho que deveria comprar um só pra poder ouvir, por uma questão de nostalgia", contou. "Ou posso fazer uma playlist no Spotify. Essa é a versão moderna", brincou.
A cantora também deixou um recado especial aos fãs brasileiros: "Brasil, o Epica está chegando em setembro. Temos vários shows marcados e estamos muito animados para tocar em diferentes cidades, apresentar músicas novas do The Alchemy Project junto com as antigas. Amamos nossos fãs brasileiros e mal podemos esperar para voltar... e tomar caipirinhas. Nos vemos na estrada. Tchau!"

Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps