Rock In Rio III: O primeiro dia de Rock In Rio 3 não foi 100% rock
Resenha - Rock In Rio III - 12/01 (Rio de Janeiro, 12/01/2001)
Por Pedro Bomfim
Postado em 12 de janeiro de 2001
O primeiro dia de Rock In Rio 3 não foi 100% rock. Longe disso. De rock mesmo apenas um par de músicas tocadas por Sting e a performance de Arnaldo Antunes no Palco Brasil.
A abertura do festival veio na forma de orquestra e como um mega-evento, precisava de um algo extra: um grupo de aviões sobrevoou o gramado, exatamente no momento em que a orquestra dava os acordes finais da música tema de 2001 - Uma Odisséia no Espaço, que passava no telão.
Uma menina entra no palco e toca três vezes um sino, dando início aos tão falados (?) três minutos de silêncio. A maioria acenou com o lencinho e ficou calada, outros aproveitaram para tentar achar conhecidos pelo telefone celular e um ou outro, revoltado, esbravejou para que todos continuassem fazendo pose para uma certa rede de televisão. Parecia impossível mas, de maneira geral, realmente conseguiram os tão falados três minutos de silêncio, por pouco não prejudicados por uma inadivertida aparição de Gilberto Gil no palco.
Ao fim do silêncio, uma salva de palmas. E após, Gilberto Gil e Mílton Nascimento cantam juntos (e um tantinho desafinados) Imagine, de John Lennon. A orquestra fica no palco, apresentando versões de músicas de artistas que já tocaram nas versões anteriores e outros que viriam a tocar nesta.
Milton Nascimento começou seu show, chamou o parceiro Lô Borges, e emendou com Gilberto Gil, que continuou sozinho no palco, dedicando o show a Raul Seixas. Pasmem... longe de ser rock, Gilberto gil foi, senão o melhor show da noite, pelo menos o mais animado.
James Taylor apresentou um show praticamente igual àquele de 1985. Para os saudosistas e fãs (entre outros Roberto Medina, o que explica sua escalação para este festival). Para os mais, boa oportunidade de dar uma dormida ou beber um chopp.
O que Daniela Mercury fez ou deixou de fazer eu não sei, pois Arnaldo Antunes iria fechar o Palco Brasil e com certeza era a grande pedida. Surpreendendo ao tocar com Edgar Scadurra, fez uma ótima apresentação (se 20 e poucos minutos podem ser chamados de apresentação, infelizmente), sem tocar nada dos Titãs (nem O Pulso nem Comida ...)
Sting
Sting sobe ao Palco Mundo, fazendo a grande apresentação da noite. Tocando desde suas novas músicas, como Brand New Day até as mais antigas como Fields Of Gold, o baixista e vocalista desfilou com sua voz impecável (é impressionante como a voz dele se manteve e se bobear, melhorou com o tempo). Com a banda afiadíssima, Sting arriscava em praticamente todas as músicas interlúdios instrumentais mais jazzísticos, o que fez o show ficar um pouco cansativo, com músicas longas.
De rock muito pouca coisa... ao vivo as músicas originalmente mais rock, quando acrescentadas de improvisos e variações, perderam seu punch original. O público se rendeu ao frontman apenas quando este resolveu tocar músicas da sua antiga banda, o Police. Every Little Thing She Does Is Magic, Roxanne e Every Breath You Take levantaram a galera, que estava bem mais calminha nesse primeiro dia, do que nos outros que se seguiram.
Rock In Rio 2001
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth

Rock In Rio III: Engenheiros, Kid Abelha, Dave Matthews, Neil Young, e
Rock In Rio: o boicote das bandas brasileiras na edição de 2001
A opinião de Jimmy Page sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio 2001
Show de Cássia Eller no Rock In Rio 2001 é disponibilizado no Youtube
Por que Carlinhos Brown foi vaiado por metaleiros no Rock in Rio, segundo Regis Tadeu
Por que Titãs não aderiu ao boicote contra o Rock in Rio em 2001? Sérgio Britto explica
Os dois hits dos anos 1980 que seriam primeira opção de Sting do The Police no karaokê
O festival de música que, para Sting, foi mais importante que o Woodstock


