Rock In Rio: o boicote das bandas brasileiras na edição de 2001

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 

Na terceira edição do festival, ocorrida em 2001, o Rappa foi o pivô de uma rebelião que ocasionou no boicote de cinco bandas nacionais: Raimundos, Charlie Brown Jr., Cidade Negra, Skank e Jota Quest.

446 acessosBob's no Rock in Rio: Supla em campanha e no canal de Felipe Neto5000 acessosMegadeth: Dave explica por que não tocar "The Conjuring"

Tudo começou quando os músicos da banda carioca descobriram que tocariam à tarde, abrindo o show para um monte de bandas gringas, e não poderiam passar o som. Então, lideraram um boicote que contou com a adesão e a solidariedade das bandas citadas acima, reivindicando a mesma estrutura concedida para as bandas estrangeiras.

Samuel Rosa, vocalista da banda Skank, comentou sobre o assunto: “Fomos muito precipitados naquela ocasião, de não estabelecer um diálogo maior com a organização do festival. O Rock in Rio tinha por tradição alguns episódios assustadores, como a rejeição que o Erasmo teve (em 1985), depois a do Lobão em 90... Então tínhamos motivos para estar com o pé atrás."

Um dos momentos mais memoráveis dessa edição, sem dúvida nenhuma, foi a chuva de garrafas que o músico baiano Carlinhos Brown levou durante a sua apresentação. Escalado em um dia que tinha Pato Fu, Ira! & Ultraje a Rigor, Papa Roach, Oasis e Guns N' Roses, o resultado até que era bastante previsível.

Nota: Apesar de ser um momento patético, Carlinhos Brown ganhou o meu respeito. Enfrentou o público, mas continuou o show, saindo do palco somente depois que teve o som do seu microfone cortado. Já Lobão, que em 1991 chegou a entrar com um ridículo capacete amarelo para se proteger, foi covarde e abandonou o palco durante a execução da segunda música.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 06 de dezembro de 2014
Post de 09 de dezembro de 2014

Rock in RioRock in Rio
Mulher recebe pulseira e coloca no braço três meses antes

446 acessosBob's no Rock in Rio: Supla em campanha e no canal de Felipe Neto350 acessosLoja de Discos do Cassio: Aerosmith no Rock in Rio0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rock In Rio"

Rodas de MoshRodas de Mosh
O reporter do UOL encarou a flagelação headbanger

Rock in Rio 1985Rock in Rio 1985
O pior que poderia acontecer pro metal nacional

Rock In RioRock In Rio
Relembre cinco momentos marcantes do evento

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Rock In Rio"0 acessosTodas as matérias sobre "Raimundos"0 acessosTodas as matérias sobre "Jota Quest"0 acessosTodas as matérias sobre "Charlie Brown Jr"

Dave MustaineDave Mustaine
"Joguei dois feitiços em pessoas, ambos funcionaram!"

Blind FaithBlind Faith
Uma das capas mais polêmicas da história do rock

Demonstrações de afetoDemonstrações de afeto
Fotos de rockstars que já se beijaram

5000 acessosRegis Tadeu: Los Hermanos fez um tremendo mal ao rock brasileiro5000 acessosMusas inspiradoras: as esposas mais lindas dos rockstars5000 acessosDonald Trump: os roqueiros que apoiam o presidente eleito5000 acessosMetallica: casal toca no casamento e é convidado pela banda5000 acessosKiss: Em 1976, Rolling Stone escurraça clássico5000 acessosBass Hero: "o quem é quem nas quatro cordas", parte 1

Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N’ Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online