Rock In Rio: o boicote das bandas brasileiras na edição de 2001

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Ver Acessos

Na terceira edição do festival, ocorrida em 2001, o Rappa foi o pivô de uma rebelião que ocasionou no boicote de cinco bandas nacionais: Raimundos, Charlie Brown Jr., Cidade Negra, Skank e Jota Quest.

Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista BurnnCorey Taylor: Verdades sobre Joey Jordison e Jim Root

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tudo começou quando os músicos da banda carioca descobriram que tocariam à tarde, abrindo o show para um monte de bandas gringas, e não poderiam passar o som. Então, lideraram um boicote que contou com a adesão e a solidariedade das bandas citadas acima, reivindicando a mesma estrutura concedida para as bandas estrangeiras.

Samuel Rosa, vocalista da banda Skank, comentou sobre o assunto: "Fomos muito precipitados naquela ocasião, de não estabelecer um diálogo maior com a organização do festival. O Rock in Rio tinha por tradição alguns episódios assustadores, como a rejeição que o Erasmo teve (em 1985), depois a do Lobão em 90... Então tínhamos motivos para estar com o pé atrás."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um dos momentos mais memoráveis dessa edição, sem dúvida nenhuma, foi a chuva de garrafas que o músico baiano Carlinhos Brown levou durante a sua apresentação. Escalado em um dia que tinha Pato Fu, Ira! & Ultraje a Rigor, Papa Roach, Oasis e Guns N' Roses, o resultado até que era bastante previsível.

Nota: Apesar de ser um momento patético, Carlinhos Brown ganhou o meu respeito. Enfrentou o público, mas continuou o show, saindo do palco somente depois que teve o som do seu microfone cortado. Já Lobão, que em 1991 chegou a entrar com um ridículo capacete amarelo para se proteger, foi covarde e abandonou o palco durante a execução da segunda música.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Rock In Rio"Todas as matérias sobre "Raimundos"Todas as matérias sobre "Jota Quest"Todas as matérias sobre "Charlie Brown Jr"


Jack Black: sempre que penso em Brasil, penso no Rock in RioJack Black
"sempre que penso em Brasil, penso no Rock in Rio"

Rock in Rio: como é feita a contratação de artistas?Rock in Rio
Como é feita a contratação de artistas?


Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista BurnnGuitarristas
Os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn

Corey Taylor: Verdades sobre Joey Jordison e Jim RootCorey Taylor
Verdades sobre Joey Jordison e Jim Root


Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N' Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280