A canção do Police que Sting tentou enterrar - literalmente; "Eu odiava tanto essa música"
Por Bruce William
Postado em 23 de outubro de 2025
No fim dos anos setenta, o Police estourou rápido demais para um trio que ainda aprendia a conviver em estúdio. O sucesso de "Roxanne" e a rotina de turnês deixaram o ambiente cada vez mais tenso. Quando chegou a vez do terceiro disco, "Zenyatta Mondatta" (1980), a pressão por um novo acerto já era grande, e qualquer diferença de opinião virava confusão.
Foi nesse clima que uma composição instrumental de Andy Summers virou alvo. A música, "Behind My Camel" (youtube) tinha um clima diferente, com andamento contido e uma guitarra que criava um cenário quase cinematográfico. Não era o tipo de faixa que agradava logo de cara, e dentro da banda, um integrante em especial não engoliu.

Em uma entrevista anos depois pela Far Out, Sting contou: "Eu odiava tanto essa música que, um dia, quando estava no estúdio, encontrei a fita em cima da mesa". O desfecho foi ainda mais absurdo: "Levei a fita para os fundos do estúdio e literalmente enterrei no jardim". Ele realmente tentou se livrar da gravação.
Mas Summers não deixou barato. Recuperou a fita e manteve a faixa no álbum. Sting se recusou a tocar na gravação, e Stewart Copeland fez sua parte na bateria - depois ele diria que tocou apenas porque não havia mais ninguém disponível. Assim mesmo, a faixa entrou no disco, sem o baixo de Sting.
Dois anos depois, o troco veio de forma inesperada: a mesma música acabou rendendo ao Police o Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock em 1982. A ironia foi inesperada: a faixa que Sting tentou enterrar virou premiada, enquanto os atritos internos deixavam claro que a convivência já tinha passado do limite.
Copeland resumiu bem aquele momento: "Foi no 'Zenyatta que começamos a sentir a pressão do sucesso comercial. As apostas agora eram maiores. Antes, era só nós três fazendo o que achávamos legal. De repente havia uma máquina pra alimentar, era importante pra muita gente. Foi quando percebemos que aquilo já não era mais só nosso"
"Behind My Camel" sobreviveu ao ego, à tensão e à pá de Sting. E acabou virando símbolo de uma fase em que o Police ainda era grande demais pra se autodestruir, embora já estivesse ensaiando exatamente isso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
Você achou caro o VIP do Rush? Então veja como é o do Metallica no Sphere



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Os dois hits dos anos 1980 que seriam primeira opção de Sting do The Police no karaokê
O festival de música que, para Sting, foi mais importante que o Woodstock
Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney


