Rock In Rio Abre Espaço Para Novas Bandas
Por Fernando Kallás
Postado em 18 de agosto de 2000
A produção do Rock in Rio Por Um Mundo Melhor está abrindo uma oportunidade única para as bandas independentes alcançarem reconhecimento e espaço no mercado nacional.
Essa iniciativa se chama Escalada do Rock, um concurso que vai levar 8 bandas que não tenham vínculo nenhum com gravadoras para tocar no Rock in Rio Por Um Mundo Melhor. Segundo a produção do evento, a Escalada pretende servir como uma alavanca desses novos artistas para o sucesso, sendo muito mais do que um festival de bandas novas.
Diferente dos demais festivais, a Escalada está tendo grande cobertura da mídia, permitindo assim maior visibilidade do público e das gravadoras. Além disso, o primeiro colocado terá um CD gravado pelo selo Rock in Rio e distribuído por uma grande gravadora. "Parece um sonho o que estamos vivendo! Não vejo a hora de voltar ao Rio e lutar pela nossa vaga na grande final." declarou o vocalista da banda Os Carlos, que viajou quase 30 horas de ônibus desde Recife até o Rio, para ganhar a primeira eliminatória, dia 8 de agosto, no Rock in Rio Café.
O material das bandas não pára de chegar de todos os lugares do Brasil, inclusive do exterior. "O evento está repercutindo internacionalmente. Recebemos material até da Alemanha" disse Marcelo Cabral, responsável pela Escalada.
Após duas etapas, a Escalada vem sendo marcada pela diversidade de estilos musicais. Na última terça-feira, por exemplo, concorreram com o vencedor Tafari Roots - banda que mistura canções de capoeira com reggae - o funk-o-metal do "Elefunk", o pop rock trabalhado e com personalidade de "Monica e Os Garibaldos", o pop dançante e com pegada do "Bonde 77", o pop melódico da cantora Susane Brandão, além do rock 'n roll de "A Bruxa", banda que tem João Viana, filho do Djavan, na bateria.
Podem participar bandas, cantores solo, duos, trios, quartetos, com qualquer formação e gênero musical que não tenha um CD ou disco de vinil comercializado. A pré-seleção está sendo feita pela Comissão Organizadora do Rock in Rio Por Um Mundo Melhor, de onde sairão 72 participantes. Estes serão divididos em grupos que disputarão a classificação final para a Escalada do Rock, durante 12 semanas, saindo uma vencedora a cada semana, fazendo um total de 12 classificados. A semifinal vai acontecer em duas etapas, com a apresentação de 6 classificados em cada, vendendo 4 bandas por dia.
Os 8 finalistas já são vencedores, pois estarão no Rock in Rio Por Um Mundo Melhor. A grande final vai reunir as 8 bandas em um mesmo dia. A grande vencedora (ou vencedor) tocará no Palco Mundo e gravará um CD. As outras 7 se apresentarão no Palco Brasil. Em cada etapa eliminatória a votação será feita por um júri formado por jornalistas, radialistas, produtores musicais e artistas convidados pela Comissão Organizadora do Festival.
As inscrições podem ser feitas de qualquer parte do país (até 31 de agosto) pelo site do Rock in Rio Por Um Mundo Melhor, ou no próprio Rock in Rio Café, de 10h às 18h. (Na home page você encontra o regulamento da ESCALADA)
http://www.rockinrio.americaonline.com.br
As bandas que vão disputar a terceira eliminatória, na próxima terça-feira, dia 22 de agosto, são Swing Tribbo, Baque, Som da Rua e Didi Subiu no Cristo, do Rio de Janeiro, Sem Destino, de Brasília, e Coyots, de Belo Horizonte. As eliminatórias estão sendo realizadas, no Rock in Rio Café, as terças-feiras, à partir das 22h, com apenas R$10,00 de consumação.
Todas contam com a participação de convidados especiais da produção do festival. Na abertura, a "lenda viva do rock", Serguei, no alto dos seus 67 anos, levou o público ao delírio com belas versões de "Love of my life" e "Satisfaction". Na segunda etapa foi a vez da nova rainha do nordeste, a cantora Roberta de Recife. Na próxima terça-feira, dia 22 de agosto, quem vai subir ao palco junto com os concorrentes é banda de rock carioca, Os Anjos. Eles acabam de lançar seu primeiro Cd, com destaque para o hit "Posso Não falar de Amor".
Ainda faltam 5 meses para o dia 12 de janeiro, mas para as centenas de bandas que se inscreveram na Escalada do Rock, o Rock in Rio Por um Mundo Melhor já começou!
Rock In Rio 2001
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps