A reação de Sting na reportagem da Globo sobre a morte do parceiro Tom Jobim
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de outubro de 2025
Quando Tom Jobim morreu, em dezembro de 1994, o mundo da música perdeu um de seus maiores mestres - e poucos sentiram isso de forma tão intensa quanto Sting. O ex-vocalista do The Police havia acabado de participar do último álbum de Jobim, "Antônio Brasileiro", lançado naquele mesmo ano, no qual interpretou a versão em inglês de "Insensatez", intitulada "How Insensitive".
Na época, Sting apareceu emocionado em uma reportagem da TV Globo, resgatada recentemente pelo canal CorPetit1968 no YouTube. Visivelmente abalado, o cantor britânico declarou: "Ele era uma figura paterna, um modelo pra mim."

A parceria entre os dois artistas aconteceu em um dos períodos mais marcantes da carreira de Jobim. Em entrevista ao jornal O Globo, em 2016, Sting relembrou com carinho aquele encontro inesquecível no estúdio: "Foi das últimas coisas que ele gravou. Tom estava sentado ao meu lado, no piano. Ah, agora você me deixou emotivo… (enxuga as lágrimas). Que honra para mim! Tom sabia tudo de Villa-Lobos, de Chopin, do samba, da bossa nova. Mil desculpas pelo choro. É que me deu saudade do Tom. Ah, o tempo..."
Além da emoção, o cantor aproveitou para reafirmar sua admiração pela música e pela cultura brasileira. "O Brasil é a vanguarda em tantos aspectos da evolução global, das discussões sobre integração étnica à tolerância religiosa", disse. "Tenho muita fé no Brasil, apesar do caos."
Conhecido também por sua militância ambiental, Sting lembrou de suas visitas ao país durante os anos 1980, quando participou de campanhas em defesa da Amazônia. Questionado se o otimismo permanecia, respondeu com reflexão:
"Estamos mais informados sobre o tema. Mas precisamos unir meio ambiente e direitos humanos. Quem sofre com desastres ambientais são os mais pobres. É uma experiência completamente diferente a minha, vivendo no ar-condicionado em Nova York, da dos moradores da beira do Xingu com a floresta em chamas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os dois guitarristas que Eddie Van Halen admitiu nunca conseguir igualar
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
David Gilmour lamenta nunca ter ido visitar Syd Barrett, membro fundador do Pink Floyd


A canção do Police que Sting tentou enterrar - literalmente; "Eu odiava tanto essa música"
A reação de Sting na reportagem da Globo sobre a morte do parceiro Tom Jobim


