O adeus a Jon Lord
Por Paulo Severo da Costa
Em 23/07/12
Juro que tentei a todo custo evitar qualquer comentário ao falecimento de JON LORD. Sempre achei esse tipo de "menção póstuma" de péssimo gosto; quase uma forma de oportunismo barato. A questão é que além de pupilo do rock´roll, também escrevo a respeito e, por isso, peço permissão aos que lerem esse ensaio pela fuga à técnica "culta" de redação: esse texto é de um fã.
LORD é o resultado ideal de um operário do rock n´roll: era carismático sem abrir a boca, comentava pouco e simultaneamente era muito comentado, tocava tudo e tinha a capacidade quase única de rivalizar – e muitas vezes se sobrepor - à figura genial e egocêntrica de BLACKMORE. Antes de tudo, LORD labutava em prol da banda; era a representação exata de um pivô central, de um eixo motor.
LORD construiu sua carreira de forma independente ao PURPLE ou ao WHITESNAKE. Olhando em perspectiva, sempre foi respeitado pelo seu profissionalismo e genialidade. Fundindo BEETHOVEN ao piano de cabaré, o blues e o jazz à petulância de JERRY LEE LEWIS, ajudou a fundar o metal, mostrando que modos gregorianos, cabelo comprido e litros de destilado podiam sim ser misturados sem perder a liga. Criou linhas surreais ("Pictures Of Home"), apelos vanguardistas irresistíveis ("Child In Time"), arpejos temperados ao sabor de PAGANINI ("Highway Star") – um caldeirão de molduras revestidas de bom gosto e originalidade.
Sem nunca baratear seu som, colocou a teoria pesada a favor dos ventos que guiaram o som bluesy de MICKY MOODY e ROGER GLOVER, ao estrelismo de GLENN HUGHES e o vício avassalador de TOMMY BOLIN. Se poucos conseguiriam conversar em sua língua, ao mesmo tempo, tinha o dom do poliglota quando assunto era entender a idissioncrasia de seus pares. Sabia ser grande e se colocar pequeno, monstruoso ou desnecessário, quando preciso.
Obrigado JON.
Morte de Jon Lord
Deep Purple: Ian Paice comenta saúde de Jon Lord
Deep Purple: Jon Lord, mito dos teclados, morre aos 71 anos
Marcos De Ros: declaração sobre o falecimento de Jon Lord
Jon Lord: reveja as notícias sobre a doença do tecladista
Geezer Butler: "Muito triste" ao saber da morte de Jon Lord
Jon Lord: repercussão de sua morte entre outros astros
Slash: "Um dia triste na história do Rock N' Roll"
David Coverdale: "alegria e prazer" em conhecer Jon Lord
Deep Purple: mensagem sobre Jon Lord no site oficial
Rick Wakeman: declaração sobre Jon Lord
Jon Lord: principais sites do mundo noticiam a morte
Jon Lord: vários rockstars repercutem falecimento
Jordan Rudess: "Jon Lord foi uma inspiração para mim"
Metallica: Lars Ulrich fala sobre Jon Lord
Tony Iommi: "foi uma honra poder tocar junto com Jon Lord"
Jon Lord: Bill Ward também fala sobre o mito
E o rock perdeu um dos seus 'lordes'...