Rick Wakeman: declaração sobre Jon Lord
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Site oficial
Postado em 16 de julho de 2012
O filme Gattaca, de Andrew Niccol, é um filme de ficção científica que mostra um mundo em que os seres humanos nascem após terem seus genes escolhidos em laboratório, enquanto as pessoas que são concebidas de forma natural são consideradas inválidas. Numa passagem rápida do filme, os protagonistas Vincent Freeman (Ethan Hawke) e Irene Cassini (Uma Thurman) assistem a um concerto de um pianista com seis dedos (Ryan Dorin). Segundo Irene, a peça executada teria sido composta especialmente para pianistas como ele, com seis dedos em cada mão e seria impossível de ser tocada por pessoas, digamos, normais. Ao ver essa cena, impossível não dizer que apenas dois nomes vem à nossa mente, entre todos os grandes pianistas e tecladistas que conhecemos: RICK WAKEMAN e JON LORD.
Não há forma melhor de homenagear o lord dos teclados, que nos deixou hoje, que tornar ainda mais pública a homenagem de outro mago dos teclados. Leia abaixo, na íntegra, a homenagem de RICK WAKEMAN a JON LORD.
A primeira vez que tomei conhecimento de JON LORD foi em meados dos anos sessenta, quando o "Hush" foi lançado e eu comprei o "Shades of Deep Purple que era um álbum bem à frente de seu tempo. Por razões óbvias, eu prestei atenção especial ao estilo e som do órgão, que era muito diferente de como os outros músicos estavam usando o Hammond. Eu me tornei um admirador real e fã de Jon aquele dia e assim permaneci com tudo que ele fez
Nós nos tornamos verdadeiros amigos poucos anos atrás, embora tivéssemos nos encontrado em várias ocasiões antes disso. Fizemos palestras juntos em conservatórios de música, nos reunimos para o almoço e, mais importante fizemos músicas juntos. Nós escrevemos uma peça, há 12 meses atrás, para o Sunflower Jam no Royal Albert Hall. Nós escrevemos esta peça juntos no John Henry's Studios em Londres e foi tão fácil, porque tínhamos estilos tão diferentes e porque Jon estava se concentrando fortemente no Hammond e eu nos sintetizadores, a mistura foi completamente mágica. A peça foi realizada apenas uma vez e me disseram que foi filmada, embora eu nunca tenha visto o filme.
Nós nos sentamos no camarim que nós compartilhamos no Royal Albert Hall e fizemos planos para fazer um álbum juntos. Nós dois estávamos absolutamente convencidos de que poderíamos chegar a algo muito especial com nossos estilos misturados muito bem juntos. Nosso amor pela música clássica e também por trabalhar esse estilo dentro do rock foi o que também completou a ligação. Combinamos de nos encontrar mais tarde naquele mês.
Uma semana antes de quando deveríamos nos reunir, Jon me ligou com a notícia de que ele estava doente. Ele estava muito positivo e disse que, na verdade, nunca tinha se sentido melhor em sua vida e que por isso ele iria vencer levasse o tempo que levasse, e por isso, suspendesse o nosso projeto, que entrou em espera.
Nós conversamos algumas vezes depois e a última mensagem que recebi foi que ele estava respondendo bem ao seu tratamento. A notícia hoje me feriu como nenhuma outra perda de um músico que conheci. Eu só posso agradecer-lhe o legado que ele nos deixou a todos com sua grande música, grande visão e por sua bondade como ele era uma das pessoas mais gentis e bondosas que eu já tive o prazer de ser capaz de chamar meu amigo. Meu coração está com sua esposa Vicki e toda sua família.
Rick Wakeman
16 de julho de 2012
Morte de Jon Lord
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
A profissão pós-Megadeth que Mustaine gostaria de seguir, e até cortaria o cabelo para tal
Ringo Starr, dos Beatles, comenta as músicas que formam a trilha sonora de sua vida
A linda música escrita pelo baterista do Judas Priest que virou hit da banda
O guitarrista que Brian May diz que gravou "o trecho mais bonito de guitarra" da história

Tony Iommi: "foi uma honra poder tocar junto com Jon Lord"
Jon Lord em sua última entrevista: "O câncer se alimenta do pessimismo"




