Jon Lord em sua última entrevista: "O câncer se alimenta do pessimismo"
Por André Garcia
Postado em 23 de dezembro de 2023
Eu comecei a ouvir Deep Purple com uma cópia arranhada emprestada da coletânea "The Best of Deep Purple" — aquela que começa com "Black Night" e "Speed King". Por semanas, tive certeza de que eles tinham um guitarrista base estilo Tom Morello. Só ao ler o encarte que fui saber que o que eles tinham era um tecladista chamado Jon Lord.
Deep Purple - Mais Novidades
Um dos tecladistas que mais influenciaram o heavy metal, ele ficou famoso por suas influências de música clássica e o som pesado que tirava de seu órgão Hammond. Se recusando a ficar escondido no fundo, muitas vezes ele tinha a moral de roubar os holofotes e botar Ritchie Blackmore para fazer base para ele solar.
Jon Lord faleceu em 16 de junho de 2012, em Londres, aos 71 anos de idade, após longa batalha contra um câncer no pâncreas. Apenas quatro horas antes de morrer, ele deu sua última entrevista para a Classic Rock. Ao falar sobre sua saúde, se mostrou otimista.
"Faz um ano desde que fui diagnosticado. Tirando a perda de peso e um pouco de dor ciática, estou bem. Fiz três exames recentes. O câncer ainda está lá, mas menor e sob controle. Há motivo para sentir otimismo. Estou de volta ao trabalho, estou em um bom momento."
"A quimioterapia acabou — por enquanto. As viagens para Israel acabaram — por enquanto. Posso ter que voltar. Talvez tenha que passar por mais quimioterapia, não sei. Neste momento, estamos buscando a melhor maneira de seguir em frente a partir daqui."
"Toda a orientação que recebi, de amigos que eram médicos ou estavam na área médica, era essencialmente: seja positivo. Você tem que permanecer positivo. O câncer se alimenta do pessimismo. Ele adora o desespero."
"Eu já tinha entendido aquilo. Eu sabia o que era. Sabia que ia ser positivo. Também sabia, a partir dos conselhos que recebi, que o câncer de pâncreas não é mais a sentença de morte que era. Eu não queria todos aqueles lamentadores e chorões. Eu precisava de positividade, do apoio das pessoas."
Morte de Jon Lord
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto

Tony Iommi: "foi uma honra poder tocar junto com Jon Lord"

15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Para Roger Glover (Deep Purple), anos 1960 e 70 foram o auge da criatividade musical
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Jon Lord em sua última entrevista: "O câncer se alimenta do pessimismo"


