System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico
Por Lucas Pinheiro
Fonte: SOAD Fans
Postado em 21 de março de 2009
A matéria abaixo foi publicada no SOAD Fans:
O gênio pôr trás do sucesso do SYSTEM OF A DOWN, Daron Malakian, nos contou sobre seus métodos de compôr músicas, em março de 2009.
Para a maioria de nós Daron Malakian é o cérebro do SYSTEM OF A DOWN e um autor original de riffs. Ele inventou um dos mais loucos, rápidos e pesados riffs que já foram criados. Seus riffs são tão bons, que parece que estamos vivendo sua própria vida!
System Of a Down - Mais Novidades
1. DESCUBRA NOVOS TERRITÓRIOS E NÃO TENHA MEDO DE DESAFIOS
"Os melhores riffs são feitos quando nós deixamos a zona em que nós nos sentimos seguros. No System of a Down, eu fazia riffs em "ímpar metrum", porque isso foi um grande desafio pra mim. A verdade é que, eu não sou tão bom em matemática e não sei muito sobre música a partir do lado técnico. Eu fiz um monte de melodias estranhas, que se expadiram de uma forma indesperada. Depois de algum tempo, não foi tão difícil para mim. Quando começamos a gravar o CD de estréia do SCARS ON BROADWAY, eu queria utilizar uma boa atmosfera e uma boa melodia para cada música. Realmente, essa simplicidade foi difícil de se fazer."
2. NÃO BUSQUE POR INSPIRAÇÃO, SE VOCÊ NÃO PRECISA
"Permitir que a música respire. Se você tentar fazer uma música muito rápido, ela irá sair muito má. Em 99,9% do meu tempo eu não posso fazer alguma coisa boa, mas tenho momentos em que pego a guitarra e consigo fazer melodias rapidamente. No começo eu não tenho nenhuma influência para fazer a música, e quando eu termino já está pronta uma nova canção. No CD de estréia do Scars On Broadway, tem algumas músicas que eu ainda não entendi direito. Eu apenas as escrevi. Bem, esse é o meu estilo."
3. PENSE EM TODA A MÚSICA
"Imagine toda a canção se construindo ao redor do riff que você escreveu. Na minha opinião não há nenhuma receita de como se escrever uma música. O riff, a bateria, a voz e outros elementos vêm para mim, todos ao mesmo tempo. Às vezes eu sei como será o teclado. Eu tenho a coisa toda na minha cabeça. Eu nunca vou mostrar a música para os caras da banda até que ela esteja completa."
4. ESQUEÇA OS PRINCÍPIOS!
"Sua música tem que ter caráter. Não tenha medo de experimentar. Invente coisas novas. Eu compus as músicas para o CD de estréia do SOB, apenas usando uma guitarra e um teclado. Eu não uso princípios. Eu faço coisas que eu gosto de fazer. Para mim um riff deve ter atmosfera. Ele não tem de ser complicado. Por exemplo, olhe para o riff da 'Satisfaction' dos Rolling Stones. Possui uma atmosfera, mas não é tão fácil. O mesmo é com o riff da 'They Say', simples, com três ou quatros notas, mas perfeito. Não precisa de mais nada."
5. NÃO REPITA VOCÊ
"Imagine sua canção na rádio. Você gostou? Quando eu tocava no SYSTEM OF A DOWN, eu queria fazer todos os álbuns diferentes. Não queria me repetir. Eu procuro por uma música que quero ouvir na rádio. Eu não quero fazer outra 'Aerials'."
6. NÃO FAZER SOLOS, SE ISSO NÃO É NECESSÁRIO
"Não faça solos, apenas porque são o princípio de uma música de Rock. Para mim uma canção é como um garoto. Se ele quer um solo, ele irá buscá-lo. Não crie um solo, só porque você quer isto. Eu amo solos e eu poderia usá-los o tempo todo nas minhas músicas, mas solos não têm que estar em todas as canções. Meu solos geralmente são improvisados. Gosto de fazer solos em que eu possa curtir. O solo louco da 'They Say', eu primeiro gravei no teclado. No fundo, eu apenas liguei a máquina de bateria e de baixo, e fui tocando no teclado."
7. TOQUE COM A SUA BANDA
"Você gosta do que escreveu? Ela irá soar melhor quando você tocar com sua banda. Costumos escrever canções na minha casa de 3 às 6 da manhã. Foi quando eu fiz as melhores músicas. Eu gravava demos do SCARS ON BROADWAY em casa, numa máquina de bateria. Elas soaram como música eletrônica. Disseram que soou como uma canção do SISTERS OF MERCY. Tinha uma caractéristica meio Dark e gótica, mas quando eu tocava com a banda, tudo mudava. Assim você pode gravar demos em casa, mas lembre-se que quando você for tocar com sua banda, a música soará totalmente diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps