Hendrix: mais um DVD
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 30 de março de 2002
Julho de 1969: até então, JIMI HENDRIX, ainda no auge de sua fama, estranhamente não havia feito nenhuma aparição televisiva em seu país natal, os EUA; eis que, no dia 10, o guitarrista faz sua estréia no programa "Tonight Show", apresentado por Flip Wilson, e transmitido pela NBC de Nova Iorque, contando com seu amigo Billy Cox no baixo e Ed Shaughnessy na bateria.
Infelizmente o vídeo desta aparição não passou para a posteridade (existe somente uma gravação em áudio, de má qualidade sonora); entretanto, no dia 21, Hendrix voltaria a aparecer na TV americana, desta vez no "Dick Cavett Show", da TV ABC de Nova Iorque, onde durante quinze minutos é sabatinado pelo apresentador, e ao final toca uma versão de "Hear My Train A Comin'", ladeado pela orquestra(!) de Jack Rosembaum.
No mês seguinte, Jimi monta o "Gypsy Sun And Rainbows", juntamente com Billy Cox no baixo, Mitch Mitchell na bateria, os percussionistas Juma Sultan e Jerry Velez e o guitarrista Larry Lee, banda com o qual se apresentaria no lendário festival de Woodstock.
Mais tarde, em 8 de setembro, o guitarrista retorna ao programa de Dick Cavett, onde novamente concede uma entrevista, e toca "Izabella" e "Machine Gun", desta vez contando com o apoio de Cox no baixo, Mitchell na bateria e Juma na percussão. E na noite seguinte, ocorreria a derradeira apresentação da "Gypsy Sun And Rainbows", num clube de Nova Iorque.
Este período de transição da carreira de Jimi será retratado num DVD/VHS a sair em 14 de maio próximo, intitulado "Jimi Hendrix: The Dick Cavett Show", que trará as duas apresentações na íntegra, incluindo até os intervalos comerciais originais da época, além de um documentário contando histórias de bastidores, e entrevistas com as pessoas diretamente ligadas às duas aparições televisivas - incluindo Dick Cavett em pessoa.
Muito devagar, quase parando
Este lançamento vêm de encontro aos anseios dos fãs - até mesmo os que colecionam material extra-oficial, pois a qualidade sonora das cópias que circulam por aí variam do razóavel ao abominável.
Porém, estes mesmos fãs têm reclamado da demora que a "família Hendrix" (como é conhecido o grupo que forma o Experience Hendrix L.L.C., controlado pela meia-irmã de Jimi, Janie Hendrix) leva para editar algum título inédito ou ao menos "raro" do guitarrista.
Acontece que, quando Janie & Cia ganharam na justiça os direitos de uso da obra de Jimi, prometeram que em pouco tempo despejariam no mercado toneladas de coisas inéditas, do qual supostamente estariam em poder. E, para isto, foi criado a "Dagger Records", divisão do grupo que cuida do lançamento de "bootlegs oficiais", mas que vêm lançando praticamente um único título por ano - e o último editado, ainda por cima, que foi o "Live in Ottawa", traz um show que já é um velho conhecido dos fãs desde a década de 70, sendo que a qualidade sonora do oficial é praticamente a mesmíssima dos melhores bootlegs que trazem esta apresentação.
É certo que eles realmente detém alguma coisa inédita, mas o fato é que em algumas declarações, Janie disse que iria soltar material nos próximos dez ou quinze anos, portanto os fãs desconfiam que, como a quantidade não é assim tão grande, a idéia é ir "enrolando", de modo que o tempo vá passando e a "mina de ouro" não seque tão cedo...
Gravações
Enquanto isto, um estudioso da obra de Hendrix, chamado Steven Roby, vai editar um livro intitulado "Black Gold: The Lost Archives of Jimi Hendrix", onde relata detalhes de todas as gravações deixadas pelo guitarrista. Basta clicar aqui para conferir trechos do trabalho, a ser editado em abril.
Porém, vale lembrar que esta idéia não é nova, e já saíram outras obras dedicadas ao assunto; provavelmente a mais completa delas até agora tenha sido o "From The Benjamim Franklin Studios", editado pelo pessoal do Jimpress, fanzine inglês especializado em Hendrix, e que pode ser adquirido aqui; o livro, já com duas edições, relata não somente todas as gravações em áudio e vídeo deixadas por Jimi, como ainda por cima as relaciona com todos os títulos onde podem ser encontradas - tanto os oficiais, quanto os bootlegs! De forma que Steven terá de fazer um excelente trabalho...
Mas há também a opção de dois sites que oferecem uma boa alternativa para quem não quer gastar com isto: um é o "Plug Your Ears" (clique aqui para acessá-lo) que, embora esteja um pouco desatualizado, relaciona todas as gravações existentes em ordem cronológica; o outro é o "Just Ask The Axis" (clique aqui para acessá-lo), que se trata de um interessante search engine que não só fornece informações sobre todas os shows de Jimi, mas também uma análise detalhada dos mesmos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps