Candonguêro: música sobre a tragédia de Bento Rodrigues
Por Gilson Fernandes
Fonte: Holofote Cultural
Postado em 30 de outubro de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Quase um ano após 40 bilhões de litros de lama matarem 19 pessoas e espalharem por 650km. O rompimento da barragem de Fundão completa um ano em 5 de novembro e o grupo Candonguêro lança uma música em homenagem a Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Minas Gerais). "O ambiente musical é o Rock Rural, pois traz o espírito rebelde do rock com o ar bucólico de Minas", comenta o músico Chiquinho de Assis, compositor da música em homenagem à Bento Rodrigues.
Segundo Chiquinho, ele compôs a música para exaltar a força do povo mineiro. "Uma canção que assumisse que não queremos desemprego, mas queremos segurança. Um recado, que não queremos mais barragens a montante. Somos mineiros, nossa alcunha é mineradora. No entanto somos do interior. Das montanhas. Da natureza. O que aconteceu em Bento foi uma tragédia e um milagre. Precisamos entender esse recado e aliar o desenvolvimento econômico com o social e o ambiental. Isso é sustentabilidade. Bento não foi construída a baixo da barragem, mas a barragem acima do Bento. Agora é hora de assumirmos os erros, frearmos a ganância e seguirmos com compromissos sociais e ambientais", afirma.
A barragem de Fundão, da Samarco, cujas donas são a Vale e a anglo-australiana BHP, se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, causando 19 mortes. Os rejeitos de minério atingiram distritos de Mariana, cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo e todo o Rio Doce até a foz no estado capixaba.
A música é de composição de Chiquinho de Assis e foi gravada no Estúdio Ultra, em Belo Horizonte, com os músicos Chiquinho de Assis (voz), Pablo Campos (baixo), Paulo Sartori (guitarra e violão), Christiane Rocha (percussão e backvocal), Chico Bastos (backvocal) e Pedro Crivelari (bateria). A música foi mixada e gravada por Henrique Martins. O clipe foi produzido por Gilson Fernandes, da Holofote Cultural.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps