O que faltava no Kiss: "Led Zeppelin e The Who soavam incríveis. Por que não conseguimos?
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de maio de 2025
Nos anos 1970, álbuns ao vivo se tornaram um marco na discografia de várias bandas. Grupos britânicos como Led Zeppelin e The Who conseguiram capturar em disco a potência de suas apresentações, fazendo dos registros ao vivo experiências quase tão imersivas quanto estar na plateia. Para o Kiss, no entanto, esse impacto parecia não existir — pelo menos até a virada decisiva com "Alive!".
Kiss - Mais Novidades
De acordo com entrevista resgatada pela Far Out, segundo o baterista Peter Criss, o problema era claro. "Ficávamos frustrados porque não conseguíamos colocar nosso som no vinil", contou ele à série Metal Evolution. "Essas outras bandas como Led Zeppelin e The Who soavam incríveis ao vivo. A gente pensava: por que não conseguimos isso?".
O que faltava, segundo Criss, não era a técnica ou o repertório. Era o elemento humano que fazia os shows do Kiss únicos: o público. "O que estava faltando era a plateia. Os gritos, a energia dos jovens… isso muda tudo."
A banda então recorreu ao produtor Eddie Kramer para registrar apresentações ao vivo. Ao ouvir os primeiros resultados, os integrantes perceberam que tinham acertado em cheio. "Agora sim. É isso que os fãs querem levar para casa: algo pra pirar, pra festejar, pra enlouquecer ouvindo alto", relembrou Criss.
O disco "Alive!", lançado em 1975, transformou o Kiss em fenômeno. A versão ao vivo de "Rock and Roll All Nite" se tornou o primeiro grande sucesso da banda nas paradas. A partir dali, o Kiss provou que, mais do que músicas, vendia experiência — euforia — espetáculo em forma de som.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Regis Tadeu detona álbum clássico do Kiss: "Soa como se gravado debaixo de um edredom"
Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
Vocalista do Kreator curtia Village People, mas Kiss e Iron Maiden mudaram sua vida
O dia que Raul Seixas detonou a banda Kiss e disse que não deveriam ter vindo ao Brasil


