Andreas Kisser critica o estereótipo de roqueiro de esquerda: "rock é liberdade"
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de maio de 2025
Apesar da pluralidade de temas abordados por bandas de rock e metal, temas políticos sempre estiveram presentes nestes estilos. No início do gênero, Black Sabbath lançou a faixa "War Pigs", protestando contra a guerra, um tema abordado recentemente pelo Within Temptation ao protestar contra a guerra na Ucrânia. Seja por falta de atenção, como quando um fã foi surpreendido ao descobrir que o Rage Against The Machine é uma banda politizada, ou mera discordância de opiniões, uma parcela do público tem aversão ao tema, e artistas frequentemente ficam neste fogo cruzado de fãs com pensamentos e opiniões políticas distintas.

Embora evite rotular o Sepultura ou seus projetos atuais como bandas de esquerda, Igor Cavalera, que esteve na banda até 2006, não foge do assunto. Ele disse, em 2018, ao UOL: "Quem acompanha a gente, sabe que nossas letras vão bem mais para o lance da esquerda do que para a direita. Acho que se um fã acaba sendo conservador, ele não está entendendo muito o que estamos falando, qual é a nossa mensagem. Mas, ao mesmo tempo, a gente tenta não ser uma banda totalmente politizada. São opiniões que a gente dá e colocamos alguns fatos para as pessoas analisarem."
Anos mais tarde, Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, afirmou: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira." Esse comentário foi lembrado recentemente ao ser entrevistado pelo programa Timeline, da Rádio Gaúcha. Durante a conversa, após defender o metal e seus fãs, que muitas vezes são vistos negativamente, ele apontou o metal como algo democrático, um gancho aproveitado por um dos apresentadores, que indagou se seria democrática a "patrulha que tem em cima de vocês para serem de direita ou de esquerda".
"Vocês, jornalistas, têm que ser o que, então? Cada profissão vem com uma coisa? Tipo, essa profissão tem que ser esquerda, essa outra tem que ser direita, advogado tem que ser centrão, não pode ser esquerda nem direita?", respondeu.
Ele acrescentou: "Isso é uma grande besteira, realmente, são estereótipos, e essas caixas que são criadas pra função nenhuma, na verdade. Não ajuda em nada isso, o rock 'n' roll é uma forma de expressão, livre, independente se é direita ou esquerda. Rock 'n' roll é liberdade, rock 'n' roll é expressão. Beatles deixou o cabelo crescer, feminismo, drogas, cabelo comprido, movimento hippie, tudo veio através da música, da arte. O que seria do mundo sem um Pablo Picasso ou Salvador Dali, mostrar pontos de vista diferentes, possibilidades diferentes sobre a realidade, sobre o que é ser família, sobre o que é vida no geral? A arte é fundamental na vida de qualquer um e a música faz parte disso."
Clique no player abaixo para conferir a entrevista completa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Regis Tadeu comenta morte do lendário guitarrista Phil Campbell
De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu

Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O melhor cover que o Sepultura gravou, na opinião de Andreas Kisser
O hit do Sepultura que elogiado trecho final foi sugerido por e-mail por cantora brasileira
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Baterista do Sepultura, Greyson Nekrutman está gravando o novo álbum do Cro-Mags
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O hit do Metal nacional que é uma declaração contra o fascismo
As 30 maiores músicas da história do Heavy Metal, segundo o site WatchMojo


