Andreas Kisser critica o estereótipo de roqueiro de esquerda: "rock é liberdade"
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de maio de 2025
Apesar da pluralidade de temas abordados por bandas de rock e metal, temas políticos sempre estiveram presentes nestes estilos. No início do gênero, Black Sabbath lançou a faixa "War Pigs", protestando contra a guerra, um tema abordado recentemente pelo Within Temptation ao protestar contra a guerra na Ucrânia. Seja por falta de atenção, como quando um fã foi surpreendido ao descobrir que o Rage Against The Machine é uma banda politizada, ou mera discordância de opiniões, uma parcela do público tem aversão ao tema, e artistas frequentemente ficam neste fogo cruzado de fãs com pensamentos e opiniões políticas distintas.

Embora evite rotular o Sepultura ou seus projetos atuais como bandas de esquerda, Igor Cavalera, que esteve na banda até 2006, não foge do assunto. Ele disse, em 2018, ao UOL: "Quem acompanha a gente, sabe que nossas letras vão bem mais para o lance da esquerda do que para a direita. Acho que se um fã acaba sendo conservador, ele não está entendendo muito o que estamos falando, qual é a nossa mensagem. Mas, ao mesmo tempo, a gente tenta não ser uma banda totalmente politizada. São opiniões que a gente dá e colocamos alguns fatos para as pessoas analisarem."
Anos mais tarde, Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, afirmou: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira." Esse comentário foi lembrado recentemente ao ser entrevistado pelo programa Timeline, da Rádio Gaúcha. Durante a conversa, após defender o metal e seus fãs, que muitas vezes são vistos negativamente, ele apontou o metal como algo democrático, um gancho aproveitado por um dos apresentadores, que indagou se seria democrática a "patrulha que tem em cima de vocês para serem de direita ou de esquerda".
"Vocês, jornalistas, têm que ser o que, então? Cada profissão vem com uma coisa? Tipo, essa profissão tem que ser esquerda, essa outra tem que ser direita, advogado tem que ser centrão, não pode ser esquerda nem direita?", respondeu.
Ele acrescentou: "Isso é uma grande besteira, realmente, são estereótipos, e essas caixas que são criadas pra função nenhuma, na verdade. Não ajuda em nada isso, o rock 'n' roll é uma forma de expressão, livre, independente se é direita ou esquerda. Rock 'n' roll é liberdade, rock 'n' roll é expressão. Beatles deixou o cabelo crescer, feminismo, drogas, cabelo comprido, movimento hippie, tudo veio através da música, da arte. O que seria do mundo sem um Pablo Picasso ou Salvador Dali, mostrar pontos de vista diferentes, possibilidades diferentes sobre a realidade, sobre o que é ser família, sobre o que é vida no geral? A arte é fundamental na vida de qualquer um e a música faz parte disso."
Clique no player abaixo para conferir a entrevista completa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Max Cavalera afirma que Donald Trump o fez reativar o Nailbomb
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Novo álbum do Sleep Token é escolhido o pior do ano por tradicional jornal

Max Cavalera diz que não gosta de escrever letras e chama processo de "tedioso"
Max Cavalera tentou repetir a fórmula de "Roots Bloody Roots" em clássico do Soulfly
O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O clipe do Sepultura inspirado em uma das guerras mais complexas da história
Max Cavalera diz que quase teve ataque do coração quando Iggor ligou para retomar contato
Os álbuns que Andreas Kisser mandou Derrick Green tirar pra ser guitarrista do Sepultura


