A letra de Serj Tankian para o System of a Down que Shavo Odadjian menos entendeu
Por João Renato Alves
Postado em 30 de maio de 2025
Quando não está protestando contra as atrocidades feitas pela humanidade, Serj Tankian costuma escrever letras que são jogos de palavras – muitas vezes sem um sentido aparente. Os próprios colegas de banda já tiveram dificuldade para entendê-las. Quem garante é o baixista Shavo Odadjian.
Questionado por um fã sobre qual teria sido a mais complicada de compreender, o músico reconheceu, à Metal Hammer: "‘Bounce’. Eu escrevi a música e ele a letra. Inicialmente se chamava ‘PJs’. Em vez de ‘Jump! Pogo pogo pogo pogo...!’, era tipo ‘Da! Pisha pisha pisha pisha...!’. Fiquei olhando para ele e me perguntando: ‘Que p**** você está falando, cara?’ Na verdade, todo álbum tem algo assim. Mas faz parte da beleza do Serj. Ele faz isso, mas sempre tem algo ali para todo mundo interpretar."
System Of a Down - Mais Novidades

"Bounce" faz parte de "Toxicity" (2001), segundo álbum do System. O trabalho trouxe a banda agregando ainda mais influências ao seu caldeirão sonoro, incluindo uso de instrumentos como cítara, banjo e piano. As letras contam com críticas a temas como encarceramento em massa, reducionismo científico, brutalidade policial, a guerra às drogas, investigações da CIA e maus tratos ao meio ambiente.
Mais de 30 canções foram trabalhadas, com 14 entrando no tracklist definitivo. Outras foram retrabalhadas em lançamentos posteriores. Chegou ao topo do The Billboard 200, principal parada da indústria, vendendo mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo. Ganhou disco de ouro no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Novo álbum do Sleep Token é escolhido o pior do ano por tradicional jornal
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Sleep Token ganha disco de ouro no Reino Unido com novo álbum
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne

Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Passinho metal: página bomba com funkeiros "dançando" Maiden, Metallica e mais
Sucesso com peso: sete álbuns pesados que atingiram o topo das paradas


