O guitarrista que quase ocupou o lugar de David Gilmour no Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 29 de maio de 2025
A entrada de David Gilmour no Pink Floyd, no fim de 1967, é vista como o ponto de virada para a banda. Mas o posto que ele viria a ocupar como guitarrista e vocalista no lugar de Syd Barrett quase teve outro dono. Antes de Gilmour entrar, os membros do Pink Floyd cogitaram convidar um nome lendário da guitarra britânica.
Pink Floyd - Mais Novidades
Segundo o baterista Nick Mason, em sua autobiografia Inside Out, o grupo pensou em chamar Jeff Beck para substituir Barrett. O motivo era simples: Barrett já não conseguia mais tocar nem compor como antes, por conta de seu estado mental deteriorado e o uso pesado de drogas. A banda estava em crise e precisava agir. Mas, segundo Mason, "nenhum de nós teve coragem de convidá-lo".
Décadas mais tarde, em conversa com Alice Cooper, o próprio Beck ficou surpreso ao saber da história. "Como isso é incrível? Eu nunca imaginei que eles sequer pensariam em mim", disse em fala publicada na Far Out. Mesmo que não tenha acontecido, a simples possibilidade de Jeff Beck no Pink Floyd levanta a pergunta: como teria sido o som da banda com ele no lugar de Gilmour?
A escolha por David Gilmour acabou sendo quase natural. Ele era amigo de infância de Syd, já conhecia o estilo da banda e estava por perto quando tudo desabou. Começou fazendo uma espécie de "dupla guitarra" com Barrett até que, em abril de 1968, assumiu definitivamente o posto. Mas a vaga — que acabaria sendo sua — foi cogitada inicialmente para Beck.
No fim, o Pink Floyd não fez o convite e Beck sequer soube da ideia até muitos anos depois. Gilmour entrou, segurou a barra no momento mais difícil da banda e ajudou a moldar sua fase mais celebrada. O resto virou história — com Jeff Beck como uma curiosidade paralela neste capítulo decisivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting

Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos
"Depressivo e entediante"; o álbum do Pink Floyd que David Gilmour não conseguiu ouvir


