John Corabi: Ele teoriza que governos sabiam do surto de coronavírus há 1 ano
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 09 de março de 2020
O vocalista John Corabi, ex-Mötley Crüe e The Dead Daisies, chamou atenção ao publicar uma teoria no Twitter a respeito do atual surto do Covid-19. O novo tipo de coronavírus conta com milhares de casos ao redor do mundo.
Em sua suposição, Corabi alega que o Covid-19 já era conhecido da população. Porém, ao que tudo indica, ele fez uma confusão ao considerar que só existe um tipo de coronavírus - o do surto atual.
Em seu perfil na rede social, Corabi publicou uma foto de um Clorox, marca de lenços desinfetantes, que ele adquiriu há um ano. O rótulo diz que o produto é eficiente contra "coronavírus humano", além do vírus influenza A2.
"Tenho uma pergunta... se o coronavírus só está se tornando uma realidade global agora, como eu tenho uma embalagem de Clorox comprada há um ano que claramente diz que mata o coronavírus? Por quanto tempo o governo sabe desse vírus? Apenas um pensamento. Algo está fora aqui", afirmou ele.
Prontamente, diversos internautas avisaram John Corabi que coronavírus é, na verdade, um grupo de vírus e que o surto atual é do Covid-19, um novo tipo. Inclusive, outros surtos ocorreram em 2002 (causado pelo SARS-CoV), 2012 (versão diferente do SARS-CoV) e 2015 (MERS).
Sites de checagem de informação, como o FatCheck.org, também descartaram o rumor de que o novo coronavírus já fosse conhecido, reforçando que há diversos tipos de coronavírus humanos. Produtos como Clorox e Lysol já foram testados contra linhagens que causam a gripe comum, entre outras doenças que já foram catalogadas por cientistas.
Além disso, embora seja provável que esses produtos desinfetantes sejam eficientes contra o novo coronavírus, isso não ocorre devido ao fato dessas empresas ou o governo, supostamente, terem conhecimento prévio do novo vírus.
Coronavírus no Brasil
De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 25 casos de coronavírus no Brasil até o momento. Dos oito registros mais novos, três estão em São Paulo, um em Alagoas, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais.
Cinco desses casos foram de pessoas que se contaminaram fora do país. O outro caso, um dos três de São Paulo, é de uma contaminação local, ou seja, quando é possível identificar a fonte do contágio. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, os três novos casos do estado estão estáveis e em isolamento domiciliar.
No caso do paciente do Rio de Janeiro, trata-se de uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou em viagem à Itália uma pessoa já confirmada como positiva para o coronavírus. Ela retornou do exterior na última quarta-feira (4). Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à sua chegada ao Brasil. Essa mulher também está em isolamento domiciliar.
Atualmente, 664 casos são considerados suspeitos e outras 632 pessoas já foram descartadas como portadoras do Covid-19. O ministério recebe as notificações de suspeitas das secretarias estaduais de saúde. Da mesma forma, são as secretarias que confirmam os casos, sendo que a contraprova deve ser realizada por laboratórios atestados pelo governo federal.
Para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.
Sintomas, prevenção e tratamento
Segundo o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
- Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
- Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 7 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar).
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Coronavírus - Cancelamentos e problemas devido à pandemia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil
Gene Simmons repete que nunca bebeu mas tem suas fraquezas; "Eu amo bolo"
"Já fui chamada de Barbie do metal, mas não dou a mínima", diz Simone Simons
Suzi Quatro: a importância da linda baixista para o rock
O hit do Ultraje a Rigor que fez banda perder contrato por letra falar mal da gravadora

Brian May: indignado por ter mais de 70 e ser obrigado a ficar isolado
Rush: Alex Lifeson se tranca em casa e maratona a Netflix por causa do coronavírus
REM: Pandemia do coronavírus fez com que clássico voltasse às paradas
Raul Seixas: Maluco Beleza previu pandemia do coronavírus em 1977?
Whitesnake lança "Cononavirus Blues", música nova
Rammstein: Till Lindemann está internado com coronavírus, diz imprensa alemã
Morre Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda Titãs, de Covid 19
Bruce Dickinson: a quarentena e o futuro da humanidade
COVID-19 impediu o lançamento de inéditas, diz gerente do Guns N' Roses
Death Angel: Em coma com COVID-19, baterista viu Satã e não o achou legal
Capital Inicial: coronavírus deixou Dinho Ouro Preto com edema nas cordas vocais
Serj Tankian: "países com mais casos de Covid são aqueles com líderes mais irracionais"
Sammy Hagar: ele prefere pegar Covid e morrer do que ter economia parada
Mikkey Dee: baterista do Scorpions pegou Covid-19, ficou mal e perdeu 15 kg
Ted Nugent: ele questiona por que o mundo não parou entre Covid-1 e Covid-18
Paulo Ricardo comenta sobre as pandemias de AIDS e covid-19


