Beatles: O motivo pelo qual a capa de "Rubber Soul" traz uma foto distorcida
Por André Garcia
Postado em 22 de março de 2022
Lançado em dezembro de 1965, o "Rubber Soul", sexto álbum dos Beatles, marcou uma mudança na direção artística do quarteto. Visando deixar para trás sua imagem de boy band, a banda buscou uma sonoridade mais madura e que ia mais a fundo no experimentalismo que deu timidamente as caras em "HELP!" (1965), de forma pontual.
A sutileza, a complexidade e o experimentalismo de "Rubber Soul" estão representados na imagem da capa. Nela, a banda é apresentada numa fotografia com os rostos distorcidos, aparentando estar anos mais velha. Mas, embora a combinação seja perfeita, conforme publicado pelo site faroutmagazine.co.uk, a capa foi, na verdade, um feliz acidente.
No documentário Beatles Anthology, Paul McCartney revelou a história por trás dela: "Aquela foi uma dessas coisas aleatórias que acontecem. O fotógrafo Robert Freeman tirou as fotos na casa de John, em Weybridge. (...) Estávamos tirando fotos bem diretas, todos os quatro posando juntos.
Naquela sessão, para se distanciar da imagem de boy band que eles não aguentavam mais, John, Paul, George e Ringo se recusaram a sorrir. Ao invés de posar de bons moços, eles adotaram um ar vago e misterioso como sua nova faceta.
"De volta a Londres", continuou o baixista, "Robert estava nos mostrando os slides. Ele tinha uma cartolina do tamanho da capa e estava projetando as imagens exatamente como ficaria nela. A gente tinha acabado de escolher a foto quando a cartolina caiu um pouco para trás, alongando a imagem. Aquilo esticou a foto e nós ficamos tipo: 'É isso aí! Tem como você deixar do jeito que ficou?'"
No mesmo documentário, George Harrison disse que "eu gostei de como nossos rostos ficaram mais longos na capa. Nós perdemos a imagem de inocência, ingenuidade, e o 'Rubber Soul' foi o primeiro onde fomos totalmente maconheiros."
Os Beatles, introduzidos à erva por Bob Dylan em 1964, já haviam dado sinais de mudança em "Beatles for Sale" (1964) e "HELP!", mas foi em "Rubber Soul" que realmente deram início à fase psicodélica, que duraria até 1967.
Confira como era a foto original.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps