"Um pedaço de lixo"; a música dos Beatles que Lennon escreveu vendo TV e depois renegou
Por Bruce William
Postado em 24 de abril de 2025
Durante os anos em que esteve nos Beatles, John Lennon não teve problemas em reconhecer quais músicas considerava relevantes e quais, na sua visão, não passavam de material descartável. Embora tenha sido responsável por algumas das composições mais marcantes da história da música pop, ele não poupava críticas a si mesmo, especialmente ao revisitar certas canções em entrevistas feitas após o fim da banda.
Beatles - Mais Novidades

Foi o que aconteceu em 1980, ao conversar com David Sheff, da Playboy. Lennon não hesitou ao falar de "Good Morning Good Morning", lançada no "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967). "É minha. Um descarte, um pedaço de lixo, sempre achei", resumiu. A inspiração? Um comercial de cereal matinal. "O 'good morning, good morning' veio de um comercial da Kellogg's. Eu sempre deixava a TV ligada, bem baixinho, enquanto escrevia. A frase veio de lá e eu fiz a música".
Apesar da origem banal, havia mais camadas por trás. Segundo Paul McCartney, Lennon estava infeliz no casamento com Cynthia e sentia-se preso na vida doméstica. Isso teria influenciado os versos que falam sobre não ter o que fazer e assistir a programas como Meet the Wife, uma sitcom britânica da época. "Ele estava sofrendo com a monotonia da vida conjugal e começava a perceber os sinais de que algo não ia bem", explicou Paul, conforme relata a Far Out.

Geoff Emerick, engenheiro dos Beatles, relembrou que a música tinha mais camadas do que parecia. "John queria sons de animais escapando, e cada animal deveria assustar ou devorar o anterior. Não eram efeitos aleatórios, houve muita intenção ali", no que resultou em algo inesperado, que mexeu até com Prince.
Mesmo quando se dizia escrevendo algo sem importância, Lennon deixava suas emoções escorrerem por entre as linhas. Até o que ele chamava de "lixo" ainda carrega a marca da inquietude criativa que ajudou a transformar a música popular.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps