James Hetfield sobre Cliff Burton: "Só percebi o quanto sentia sua falta na reabilitação"
Por André Garcia
Postado em 02 de outubro de 2023
O processo de luto pela perda de alguém muito querido é doloroso, se dá em etapas, e geralmente leva semanas ou meses. No caso de James Hetfield, o luto pela trágica morte de Cliff Burton durou mais de uma década. Foi só ao entrar para a reabilitação, em 2001, que ele finalmente laborou a perda.
Metallica - Mais Novidades
Conforme publicado pela Metal Hammer, ele contou essa história em uma entrevista de 2008 para ninguém menos que Bruce Dickinson (que na época tinha um programa de rádio).
"Você realmente não percebe o quão afortunado é por ter certas pessoas até que elas se vão. Foi assim com [Cliff]. Ele e eu trabalhamos muito bem juntos no palco. Eu realmente não percebi o quanto sentia falta dele até entrar na reabilitação [em 2001] e lidar com muitas perdas em minha vida: meu pai, minha mãe… e Cliff também. Muitas coisas vieram à tona."
"Quando o Jason entrou na banda, foi no ápice do luto de Cliff. Não havíamos conseguido laborar a perda de Cliff. A teoria dos empresários foi: 'Saia em turnê, resolva isso no palco, através do metal!' [Jason] era um grande fã do Metallica, e aquilo foi parte do trote — estávamos tentando arrancar o lado fã dele. Provavelmente estávamos sendo um pouco duros e descontamos muita de nossa dor nele também."
"Estávamos sendo talvez um pouco mais honestos do que o necessário. Fomos de 'O poderoso Metallica! Inabalável!' para 'Meu Deus, James bateu a porta e agora está chorando no canto em posição fetal,' sabe? Existem certas personalidades que não conseguem aceitar isso. Aquele filme não era para os fãs do Metallica. Era uma história humana, mas expor as fraquezas nos tornou mais fortes. Aprendemos muito um sobre o outro através do filme."
O filme a que ele se referiu foi Some Kind Of Monster, de 2004 — documentário onde o Metallica fez terapia e lavou a roupa suja diante das câmeras durante as gravações de "St. Anger" (2003). A fase conturbada foi marcada também pela saída de Jason Newsted e a reabilitação de Hetfield.
Morte de Cliff Burton
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A categórica resposta de Regis Tadeu sobre se há álbum brasileiro clássico de rock pós-2000
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead e ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
David Ellefson quase foi baixista do Metallica? Ele conta o que realmente aconteceu
Metallica: Lars e Kirk relembram último show com Cliff Burton
Baixista do Nifelheim desrespeita Dimebag e Cliff Burton
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
O impagável apelido do novo penteado de James Hetfield: "Alex Skolnick invertido"
O feito do Metallica que Lars Ulrich ainda considera motivo de orgulho décadas depois
"Metallica e Bruce Springsteen são 'música de caminhoneiro'", diz Liam Gallagher
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock


