James Hetfield bebeu muito e quebrou tudo em bar de hotel depois que Cliff Burton morreu
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de fevereiro de 2025
A bonita trajetória do Metallica é repleta de momentos grandiosos, no entanto, há uma página muito triste na história do lendário quarteto, que foi escrita em 27 de setembro de 1986. Foi nesse dia, durante viagem pela Suécia, que o baixista Cliff Burton faleceu, em um acidente com o ônibus da banda.
Metallica - Mais Novidades
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Quando morreu, Cliff Burton tinha apenas 24 anos de idade. Seus companheiros de banda também eram jovens, e obviamente, sentiram o baque. James Hetfield, guitarrista/vocalista do Metallica, ficou transtornado, como Scott Ian (guitarrista do Anthrax, grupo que estava fazendo tour com o Metallica na época do acidente fatal) conta em sua autobiografia "I'm The Man", lançada em 2014.
Em seu livro, Scott diz (via Loud And Quiet) que passou a noite seguinte ao acidente bebendo com James no bar de um hotel. Segundo o relato do guitarrista do Anthrax, o frontman do Metallica estava bebendo sem parar.
"James estava muito sedado e bêbado ao mesmo tempo. Kirk [Hammett, guitarrista do Metallica] disse que os médicos haviam dado a James um monte de sedativos porque ele estava surtando, mas não o colocaram para dormir, então ele continuou bebendo. Estávamos todos juntos em uma sala e James não parava de beber cerveja, vodca, uísque - o que estivesse ao seu alcance."
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Algum tempo depois, James ficou agressivo. Os integrantes do Anthrax tiveram que tomar uma atitude para evitar maiores problemas.
"De repente, James começou a chorar e a gritar: 'Cliff! Cliff!’. Então, ele se tornou destrutivo. Chutou luminárias e arremessou garrafas de bebida. Frankie [Bello, baixista] e Charlie [Benante, baterista] se entreolharam e, sem dizer uma palavra, decidiram mutuamente levar James para fora antes que o hotel o prendesse. Eu fiquei lá dentro com Kirk. Podíamos ouvir James na rua gritando o nome de Cliff várias vezes. Eu estava completamente arrasado".
Apesar da pancada inesperada, o Metallica seguiu em frente e semanas após a morte de Cliff, anunciou Jason Newsted como substituto. Ele permaneceu na banda até o início de 2001, mas isso é assunto para outra matéria.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Morte de Cliff Burton
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps