David Ellefson quase foi baixista do Metallica? Ele conta o que realmente aconteceu
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de julho de 2025
No vasto universo das especulações do heavy metal, poucas histórias geram tanta curiosidade quanto possíveis trocas de integrantes entre bandas lendárias. Uma dessas histórias envolve David Ellefson, baixista fundador do Megadeth, e sua suposta proximidade com o posto vago no Metallica após a morte trágica de Cliff Burton em 1986.
Megadeth - Mais Novidades
Em seu novo livro, The World's State-Of-The-Art Speed Metal Band: The Megadeth Story 1983-2002 (via Ultimate Guitar), Ellefson decidiu esclarecer os rumores — e também revelou como Dave Mustaine reagiu à ideia.
Ellefson recorda que o encontro com Lars Ulrich aconteceu no dia 10 de outubro de 1986, durante um show do Megadeth com o Motörhead no Kaiser Auditorium, em Oakland. "Cliff tinha acabado de morrer naquele acidente de ônibus. Lars apareceu no show, e eu perguntei o que eles iam fazer. E ele disse, meio em tom de piada: ‘Não sei... quer um emprego?’", relatou Ellefson.
Segundo o baixista, a frase não passou de um comentário informal, longe de qualquer proposta oficial. No entanto, ele mencionou a conversa a Mustaine, que teria interpretado mal a situação. "Acho que o Dave entendeu como: ‘Que porra é essa? Eles estão tentando roubar meu baixista’", contou.
Mesmo com a tensão, Ellefson garante que tudo não passou de um mal-entendido amplificado por comentários da imprensa. "Foi uma conversa de camarim, de amigo perguntando: ‘E agora? O que vocês vão fazer?’ Nada sério", reforçou.
Curiosamente, anos depois, em 2001, quando Jason Newsted deixou o Metallica, o nome de Ellefson voltou à tona. "O Dave me ligou e disse: ‘O Lars me ligou. Estão fazendo uma lista de possíveis baixistas e perguntaram se podiam incluir você. Eu disse que sim, você tem minha bênção’", contou Ellefson. "Mas eu nunca fui chamado oficialmente. No fim, o Robert Trujillo ficou com o cargo."
Embora nunca tenha sido uma negociação concreta, o episódio mostra como o mundo do metal é repleto de cruzamentos inesperados — e como até uma piada nos bastidores pode virar lenda entre os fãs.
Morte de Cliff Burton
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog

David Ellefson poderia ter entrado no Metallica no lugar de Cliff Burton?
Em 27/09/1986: Morre Cliff Burton, baixista do Metallica, em acidente de ônibus
Baixista do Nifelheim desrespeita Dimebag e Cliff Burton
Metallica relembra momento do acidente que matou Cliff Burton
James Hetfield sobre Cliff Burton: "Só percebi o quanto sentia sua falta na reabilitação"
James Hetfield bebeu muito e quebrou tudo em bar de hotel depois que Cliff Burton morreu
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Megadeth toca "Puppet Parade" pela primeira vez ao vivo
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O disco gravado pela formação clássica que a Metal Hammer considera um dos piores do Megadeth
O disco do Ramones que ajudou Marty Friedman a evoluir como guitarrista
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
O disco clássico dos Ramones que influenciou David Ellefson, ex-baixista do Megadeth


