Em 27/09/1986: o genial Cliff Burton morria de forma trágica
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Sou o redator da matéria.
Postado em 27 de setembro de 2019
No dia 27 de setembro de 1986, na cidade sueca de Ljungby, morria Clifford Lee Burton, mundialmente conhecido como Cliff Burton, baixista que tocou nos três primeiros discos do Metallica.
Nascido em Castro Valley, no estado da Califórnia, Cliff começou cedo na música, por influência de seu pai. Aos 13, após a morte de seu irmão Scott, começou a se aventurar no baixo. E foi no instrumento de 4 cordas que Cliff escreveu algumas das páginas mais bonitas do livro da música pesada.
Depois de algum tempo tocando em bandas de menores expressão, Cliff foi parar no Metallica, banda que estava surgindo no longínquo ano de 1982. Na verdade, o Metallica foi atrás dele, que na época tocava com a banda Trauma. Cliff aceitou entrar para a banda, com a condição de que os músicos se mudassem para San Francisco.
Dali em diante, todos sabem o que aconteceu: a banda lançou a Santíssima Trindade do thrash metal, composta pelos formidáveis "Kill´ Em All", "Ride The Lightning" e "Master Of Puppets". Os álbuns misturavam agressividade, velocidade e violência. Porém, tudo isso era bem lapidado, mais ainda no segundo e no terceiro disco. Grande parte dessa qualidade vinha do talentoso Cliff Burton, que misturava suas influências (que iam do jazz até o heavy metal) para deixar o som da banda mais "encorpado" e polido.
Ao longo de seus quatro anos com a banda, escreveu a insana
"(Anesthesia) Pulling Teeth", um solo de baixo extremamente técnico e ousado e "Orion" (que chegou a tocar em seu funeral), além de ter contribuído em outras composições e nas turnês.
Cliff morreu cedo demais, aos 24 anos, quando foi jogado para fora do ônibus que a banda excursionava. Infelizmente, após a queda, o ônibus praticamente esmagou o pobre Cliff, que no auge de sua carreira, deixou os palcos para se tornar um ídolo imortal.
Quase trinta anos após sua morte, Cliff continua muito influente, além de gerar muitas dúvidas sobre o que seria da banda caso ele estivesse vivo.
Morte de Cliff Burton
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps