Em 27/09/1986: o genial Cliff Burton morria de forma trágica
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Sou o redator da matéria.
Postado em 27 de setembro de 2019
No dia 27 de setembro de 1986, na cidade sueca de Ljungby, morria Clifford Lee Burton, mundialmente conhecido como Cliff Burton, baixista que tocou nos três primeiros discos do Metallica.
Nascido em Castro Valley, no estado da Califórnia, Cliff começou cedo na música, por influência de seu pai. Aos 13, após a morte de seu irmão Scott, começou a se aventurar no baixo. E foi no instrumento de 4 cordas que Cliff escreveu algumas das páginas mais bonitas do livro da música pesada.
Depois de algum tempo tocando em bandas de menores expressão, Cliff foi parar no Metallica, banda que estava surgindo no longínquo ano de 1982. Na verdade, o Metallica foi atrás dele, que na época tocava com a banda Trauma. Cliff aceitou entrar para a banda, com a condição de que os músicos se mudassem para San Francisco.
Dali em diante, todos sabem o que aconteceu: a banda lançou a Santíssima Trindade do thrash metal, composta pelos formidáveis "Kill´ Em All", "Ride The Lightning" e "Master Of Puppets". Os álbuns misturavam agressividade, velocidade e violência. Porém, tudo isso era bem lapidado, mais ainda no segundo e no terceiro disco. Grande parte dessa qualidade vinha do talentoso Cliff Burton, que misturava suas influências (que iam do jazz até o heavy metal) para deixar o som da banda mais "encorpado" e polido.
Ao longo de seus quatro anos com a banda, escreveu a insana
"(Anesthesia) Pulling Teeth", um solo de baixo extremamente técnico e ousado e "Orion" (que chegou a tocar em seu funeral), além de ter contribuído em outras composições e nas turnês.
Cliff morreu cedo demais, aos 24 anos, quando foi jogado para fora do ônibus que a banda excursionava. Infelizmente, após a queda, o ônibus praticamente esmagou o pobre Cliff, que no auge de sua carreira, deixou os palcos para se tornar um ídolo imortal.
Quase trinta anos após sua morte, Cliff continua muito influente, além de gerar muitas dúvidas sobre o que seria da banda caso ele estivesse vivo.
Morte de Cliff Burton
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
Angra celebra 30 anos de "Holy Land" com primeira edição do álbum em vinil
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
"Marrow Deep", novo disco do Mastodon, é elogiado em resenha da Metal Hammer
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Ídolos imortais: Cliff Burton, o gênio das quatro cordas
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
David Ellefson quase foi baixista do Metallica? Ele conta o que realmente aconteceu
James Hetfield sobre Cliff Burton: "Só percebi o quanto sentia sua falta na reabilitação"
Metallica: Lars e Kirk relembram último show com Cliff Burton
Baixista do Nifelheim desrespeita Dimebag e Cliff Burton
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Jeff Walker e Bill Steer são como James Hetfield e Lars Ulrich do Carcass
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Connie Burton, irmã de Cliff Burton (Metallica), morre aos 66 anos
A diferença que existe entre Metallica e Slayer, segundo Kerry King


