As duas bandas do rock nacional que Humberto Gessinger criticou por falta de propósito
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de maio de 2025
Em entrevista publicada na revista Bizz em 1989, Humberto Gessinger e Carlos Maltz, da banda Engenheiros do Hawaii, fizeram comentários contundentes sobre o cenário do rock brasileiro da época. Em meio a elogios ao crescimento da produção independente e ao surgimento de novos nomes, Gessinger não poupou críticas a grupos que, segundo ele, atuavam sem consistência artística — e citou exemplos concretos.
Ao falar sobre o que se ouvia nas rádios, Gessinger ironizou: "Tem muita banda sabendo exatamente o que vai tocar nas rádios. Eu acho que se o cara tem paciência para fazer ‘Barata Kafka’, é um mérito dele." A frase faz referência à música "Uma Barata chamada Kafka", da banda Inimigos do Rei, conhecida por suas letras bem-humoradas e nonsense.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades

Na mesma linha crítica, o vocalista dos Engenheiros citou ainda outra banda do rock nacional dos anos 1980: Nenhum de Nós, sugerindo que versões como a da música "Starman", de David Bowie — regravada pelo grupo gaúcho com o título "Astronauta de Mármore" — careciam de autenticidade. "Se tem saco para tocar uma versão de David Bowie que não diga nada e isso a seis meses de uma eleição presidencial, é mérito dele", afirmou, de forma ácida.
Humberto Gessinger e as bandas de rock nacional
Para Humberto, o problema não está na abordagem pop ou acessível, mas na falta de conteúdo: "Pode ser caretice, panfletária mínima. Acontece que hoje as bandas são iguais no rádio. Põem um hit e ficam ganhando uma grana. Não é assim, tem que ter um propósito."
O baterista Carlos Maltz, por sua vez, teve uma postura mais otimista em relação à nova geração. Ele destacou a cena musical do Pará como exemplo de produção inovadora: "Teve muita banda nessa de rock nacional que gravou disco antes de fazer show." Maltz elogiou também o grupo Naú, então recém-extinto, e defendeu uma abordagem mais ousada: "Agora é hora de radicalizar. Tinha que vir uns guris tocando guitarra com os dentes."
Maltz ainda citou o Sepultura, grupo mineiro em ascensão no cenário internacional, como exemplo do vigor criativo que faltava em parte do rock nacional tradicional. "Tem uns caras em Minas, o Sepultura."
No fim da conversa, Gessinger mencionou uma apresentação dos Mulheres Negras, banda experimental paulista, como respiro de autenticidade: "Vi um show na TV com um monte de gente ‘loucona’. E o cara lá dava o endereço do jornalzinho em que ele escrevia. Isso é o máximo." Para ele, a rebeldia criativa se opunha à fórmula radiofônica dominante. "Deixa as rádios para os caras que fazem versão do David Bowie."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Como era a divisão financeira de direitos autorais no Raimundos, segundo Digão


Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
O erro que Humberto Gessinger admite ter cometido no disco "O Papa é Pop"
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


