A lenda do rock que se sentiu "insultado" com tributo de Brian May e Eddie Van Halen
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de agosto de 2025
Em 1983, dois dos maiores guitarristas da história do rock, Brian May (Queen) e Eddie Van Halen, juntaram forças no projeto Star Fleet Project, um mini-álbum que misturava hard rock, jam sessions e experimentalismo. O disco foi dedicado a Eric Clapton, lenda do blues britânico — mas a homenagem não foi bem recebida.
Queen - Mais Novidades

Em entrevista à revista Musician em 1986, Clapton não poupou palavras ao descrever sua reação ao disco. "Um dos lados era uma coisa meio fusion — bem interessante, ótimo de ouvir — e o outro lado era uma jam de blues", disse ele. "Foi tão horrível. E eles dedicaram aquilo a mim. Me mandaram uma cópia, e eu coloquei pra tocar esperando algo... e, sabe, eu me senti quase insultado por eles terem me mandado aquilo."
Clapton, que sempre foi seletivo com os rumos do rock pesado, não via Van Halen como um verdadeiro seguidor de sua escola de guitarra. Apesar de reconhecer a técnica, ele criticou a falta de intencionalidade nas notas: "Se ele era tão afinado comigo e perdeu esse ponto, então perdeu tudo. É loucura ter aprendido tanto de mim. Ele podia simplesmente estar ciente do que eu fazia e dizer: ‘Ah, isso é um pouco como Buddy Guy’ ou ‘isso lembra fulano’. Colocar em perspectiva. Ficar obcecado por uma pessoa só…"

Apesar do ataque, Brian May não respondeu negativamente em público. Pelo contrário, demonstrou respeito em entrevista resgatada pela Far Out Magazine: "É um dos grandes privilégios do sucesso — você passa a interagir com seus heróis. Trabalhar com alguém como o Eric Clapton, que é totalmente meu herói… Esses momentos nunca te deixam."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps