A banda que mais fez shows de abertura para os Beatles em todos os tempos
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de agosto de 2025
Nos anos 1960, abrir um show dos Beatles era um privilégio raro. O auge da Beatlemania trouxe histeria e agendas apertadas, o que fez com que poucas bandas e artistas tivessem a oportunidade de dividir o palco com o quarteto de Liverpool.
Beatles - Mais Novidades
Durante a primeira metade da década, especialmente nas turnês pela América do Norte, os Beatles convidaram artistas que, de alguma forma, se encaixavam em sua sonoridade — misturando raízes do blues, pop e soul. Nomes como The Ronettes, The Cyrkle, Bobby Hebb e The Remains se tornaram presenças constantes.

Na última turnê norte-americana, em 1966, essas quatro atrações abriram 14 shows cada, sendo assim os artistas que mais vezes dividiram o palco com os Fab Four.
Outros nomes também marcaram presença, como The Moody Blues, The Paramounts, Beryl Marsden, Steve Aldo, The Koobas e The Marionettes, que participaram da última turnê nos Estados Unidos. Já em 1964, na primeira visita norte-americana, a lista de abertura incluía The Bill Black Combo, The Exciters, The Righteous Brothers, Jackie DeShannon e Larry Lee and the Leesures.
Para o jornalista Callum MacHattie, autor da matéria publicada na Far Out, o papel das bandas de abertura é fundamental para a música: "Eles são a força vital da indústria e desempenham um papel importante na evolução da música". Ele também lembra que, no caso dos Beatles, a escolha desses nomes refletia a diversidade de influências do grupo: "Tudo o que entrou nas paradas desde o fim dos anos 1960 foi influenciado pelos Fab Four de alguma forma, seja pelas raízes de blues-rock do início ou pela psicodelia do fim da década".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps