A performance do Black Sabbath que envergonhou Iommi: "ninguém deveria ser submetido a isso
Por Bruce William
Postado em 18 de agosto de 2025
Antes de erguer riffs que mudariam para sempre a história do rock pesado, Tony Iommi tinha os pés fincados no blues. O guitarrista do Black Sabbath recorda que seus primeiros passos vieram de velhos discos de 78 rotações, muitas vezes sem créditos claros. "Eu nunca soube quem eram metade daqueles músicos", contou certa vez, reconhecendo que a escolha era mais pela sonoridade do que pelos nomes.
Black Sabbath - Mais Novidades
Nos primeiros grupos, o formato ainda era bem diferente. Havia saxofone, guitarra slide e um repertório centrado no blues britânico que dominava o cenário de clubes. "Éramos seis. Depois fomos nos desfazendo dessa formação até chegar nos quatro que dariam origem ao Sabbath", lembrou. A virada aconteceu quando, cansados de ver o público conversando durante as apresentações, decidiram aumentar o volume ao extremo. "Falamos: dane-se, vamos tocar alto o suficiente para ninguém conseguir bater papo."
Desse incômodo nasceram composições como "Wicked World" e "Black Sabbath". A reação foi imediata: espanto, rejeição de alguns e encantamento de outros. "As pessoas congelavam, nunca tinham ouvido nada parecido", descreveu Iommi. O passo seguinte estava dado: dali surgiria a base do heavy metal.
Mas nem sempre a trajetória foi feita de momentos solenes ou épicos. Em 1992, durante conversa com a Guitar World, veio a lembrança de uma passagem que Tony prefere esquecer: o dia em que o Sabbath tocou "Blue Suede Shoes", clássico do rockabilly composto por Carl Perkins e que abre o álbum de estreia de Elvis Presley.
Segundo Iommi, tudo aconteceu por acaso, durante um ensaio para um programa de TV. A produção pediu que a banda tocasse algo enquanto testavam câmeras e ângulos. Ozzy, sem saber as letras direito, começou a improvisar. O resto acompanhou. "Estávamos só matando tempo", explicou. O problema é que aquela versão acabou vazando em vídeo. Para Iommi, um registro embaraçoso: "Nossa versão ficou obscenamente ruim, ninguém deveria ser submetido a isso", disse, rindo do episódio.
No fim das contas, o Sabbath seguiu adiante criando uma estética sombria e revolucionária, mas ficou a lembrança de que até os mestres do metal já tropeçaram em um rockabilly improvisado. Um lembrete curioso de que nem todo mito nasce pronto, e às vezes até os gigantes têm um vídeo constrangedor escondido na história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O Black Sabbath estava seguindo a onda do Fleetwood Mac, mas percebeu que o caminho era outro
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O clássico do metal que fez a cabeça do jovem Phil Campbell (e o assustou)
Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath


