A performance do Black Sabbath que envergonhou Iommi: "ninguém deveria ser submetido a isso
Por Bruce William
Postado em 18 de agosto de 2025
Antes de erguer riffs que mudariam para sempre a história do rock pesado, Tony Iommi tinha os pés fincados no blues. O guitarrista do Black Sabbath recorda que seus primeiros passos vieram de velhos discos de 78 rotações, muitas vezes sem créditos claros. "Eu nunca soube quem eram metade daqueles músicos", contou certa vez, reconhecendo que a escolha era mais pela sonoridade do que pelos nomes.
Black Sabbath - Mais Novidades
Nos primeiros grupos, o formato ainda era bem diferente. Havia saxofone, guitarra slide e um repertório centrado no blues britânico que dominava o cenário de clubes. "Éramos seis. Depois fomos nos desfazendo dessa formação até chegar nos quatro que dariam origem ao Sabbath", lembrou. A virada aconteceu quando, cansados de ver o público conversando durante as apresentações, decidiram aumentar o volume ao extremo. "Falamos: dane-se, vamos tocar alto o suficiente para ninguém conseguir bater papo."
Desse incômodo nasceram composições como "Wicked World" e "Black Sabbath". A reação foi imediata: espanto, rejeição de alguns e encantamento de outros. "As pessoas congelavam, nunca tinham ouvido nada parecido", descreveu Iommi. O passo seguinte estava dado: dali surgiria a base do heavy metal.
Mas nem sempre a trajetória foi feita de momentos solenes ou épicos. Em 1992, durante conversa com a Guitar World, veio a lembrança de uma passagem que Tony prefere esquecer: o dia em que o Sabbath tocou "Blue Suede Shoes", clássico do rockabilly composto por Carl Perkins e que abre o álbum de estreia de Elvis Presley.
Segundo Iommi, tudo aconteceu por acaso, durante um ensaio para um programa de TV. A produção pediu que a banda tocasse algo enquanto testavam câmeras e ângulos. Ozzy, sem saber as letras direito, começou a improvisar. O resto acompanhou. "Estávamos só matando tempo", explicou. O problema é que aquela versão acabou vazando em vídeo. Para Iommi, um registro embaraçoso: "Nossa versão ficou obscenamente ruim, ninguém deveria ser submetido a isso", disse, rindo do episódio.
No fim das contas, o Sabbath seguiu adiante criando uma estética sombria e revolucionária, mas ficou a lembrança de que até os mestres do metal já tropeçaram em um rockabilly improvisado. Um lembrete curioso de que nem todo mito nasce pronto, e às vezes até os gigantes têm um vídeo constrangedor escondido na história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Homem assume culpa por flagra em ato libidinoso no show do Guns N' Roses
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil

Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Por que o Scorpions não tocou na despedida do Black Sabbath, segundo Klaus Meine
Modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath lança ópera-rock
Ozzy Osbourne em sua primeira internação em uma clínica de reabilitação: "Onde fica o bar?"
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley
A comovente opinião de Glenn Hughes sobre Tony Iommi o expulsar do Black Sabbath


