Os únicos dois músicos que Humberto Gessinger poupou ao criticar geração do rock nacional
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de dezembro de 2023
Em uma entrevista concedida em 1996 e publicada no canal do Lindomar Aguiar, Humberto Gessinger, eterno vocalista e baixista do Engenheiros do Hawaii, não poupou críticas e alfinetadas à geração de músicos contemporâneos dos anos 1980. Em um discurso direto e ácido, o músico deixou apenas dois músicos de fora de suas críticas.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Gessinger começou a entrevista expressando sua irritação com a "bola da vez". Segundo ele, toda a geração musical em destaque na época o incomodava, revelando um incômodo em relação ao cenário musical brasileiro.
O músico, famoso por suas letras icônicas, não economizou nas críticas ao afirmar que sua geração foi capaz de produzir apenas dois músicos com "assinatura e competência técnica": Edgard Scandurra (Ira!) e João Barone (Paralamas do Sucesso).
Contudo, Gessinger não se esquivou de elogiar a habilidade lírica de sua geração, enfatizando que todos eram "maravilhosos" quando se tratava de letras. No entanto, ele apontou que, com o tempo, a qualidade das composições se tornou excessiva e "over". Até mesmo os roadies, segundo Gessinger, escreviam bem.
A explosão de críticas atingiu em cheio a Legião Urbana, banda que, na época, figurava como a mais vendida do Brasil. Gessinger chamou a atenção para a "pobreza musical" da banda, questionando como era possível vender tanto com tal qualidade musical.
Um dos pontos mais impactantes da entrevista foi quando Gessinger apontou para a falta de músicas instrumentais entre os guitarristas de sua geração, afirmando que todos eram, antes de tudo, compositores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
O obstáculo para um novo álbum do Mötley Crüe, segundo Tommy Lee
5 bandas de hair metal na ativa com apenas um membro original, segundo a Loudwire
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
Floor Jansen divulga " Everything Is Moving On", faixa de seu próximo disco

A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes


