O megahit do Iron Maiden que é uma crítica direta a quem dorme com muitas pessoas
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de agosto de 2025
Entre os clássicos do Iron Maiden, "Wasting Love" se destaca não apenas pela sonoridade mais melódica e emocional, mas também pela temática ousada — especialmente dentro do universo do heavy metal. A canção, lançada em 1992 no álbum "Fear of the Dark", tem como pano de fundo algo muito mais profundo do que aparenta: a solidão disfarçada em promiscuidade.
Iron Maiden - Mais Novidades

Em entrevista resgatada pelo site Fan Club Iron Maiden Bulgaria, originalmente concedida à publicação Hard Force, Bruce Dickinson explicou o verdadeiro significado por trás da letra, revelando um olhar crítico e até empático sobre relações vazias. "É sobre aqueles que pulam de uma cama para outra, dormem com qualquer um que aparece, sem dar ou receber aquilo que realmente estão procurando, porque estão muito solitários", afirmou o vocalista. "São pessoas solitárias por dentro, mas que estão sempre em ação, acumulando relações de curto prazo para tentar preencher o vazio."

Iron Maiden e o significado de "Wasting Love"
A reflexão de Bruce ganha ainda mais peso ao tocar em experiências comuns do cotidiano de turnês, onde o contato humano é constante, mas nem sempre verdadeiro. "A vida na estrada é dura, e sei que muitos músicos têm dificuldade para se abrir emocionalmente. Eles acham que, na posição em que estão, é impossível ter relacionamentos ‘verdadeiros’ com as pessoas", comentou. "Acabam indo pra cama com quem aparece, sem pensar muito."
O vocalista não se furta de opinar sobre a dinâmica com fãs e groupies. Para ele, o relacionamento com os fãs é, curiosamente, o mais puro. "Eles gostam da música, e só. Não se importam com o resto", disse. Já sobre groupies, Bruce não poupou críticas: "Groupies não são resposta pra nenhum problema. Não conheço músico que tenha sido feliz nesse tipo de relação, nem as groupies ficam felizes no final."

Apesar da crítica direta, Bruce não demoniza a juventude e a liberdade sexual, mas enfatiza o aprendizado com o tempo. "Quando você é jovem, acha o máximo. Mas depois começa a perceber que não sabe nada sobre essas pessoas, nem os nomes, nem o que fizeram antes. Então chega a uma encruzilhada: ou continua sabendo que essas relações são rasas, ou simplesmente para."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps