George Harrison sobre como a meditação mudou a sua percepção de realidade
Por André Garcia
Postado em 18 de agosto de 2025
A meditação, o hinduísmo e a tradição indiana são milenares, mas só foram realmente difundidas no ocidente a partir da década de 60. E essa difusão se deu em muito graças aos Beatles — mais especificamente George Harrison. Dos quatro membros da banda, ele foi o primeiro a descobrir a cultura indiana, o que mais se envolveu com ela, e que a adotou até a morte.
Beatles - Mais Novidades
Olivia Harrison, esposa de George de 1978 até sua morte em 2001, além de ser mãe do único filho do ex-beatle, Dhani Harrison. Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez ela relembrou:
"Quando George ouviu música indiana [pela primeira vez], foi realmente um gatilho, foi como se um sino tivesse tocado em sua cabeça. Aquilo não só despertou nele o desejo de ouvir mais daquela música, mas também de conhecer a filosofia indiana. Foi um desvio de rota sem igual."
Em entrevista para o programa Fact or Fantasy da BBC, em 1970, George revelou como o hinduísmo e a prática da meditação mudaram sua percepção da realidade:
"A menos que você esteja consciente de Deus, você precisa mudar, porque é uma perda de tempo. A mudança que ocorre através da meditação é uma coisa gradual, mas quanto mais você aprende com o amadurecimento, mais você percebe como aquilo ajuda, de alguma forma. Com a meditação, você consegue entender que há uma unidade subjacente a tudo."
"O propósito [da meditação] é transcender deste estado relativo de consciência para um estado de consciência absoluta. As pessoas pensam, 'Isso [meu corpo] sou eu'. Isso não sou eu — isso é apenas um saco de ossos. Basicamente, o espírito de cada um é realmente o que Cristo contou a todos: 'O Reino de Deus está em vós', é o estado de ser de pura consciência."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Jeff Walker diz que sua única técnica vocal é beber uísque antes do show
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
Tom Morello rebate quem diz que metal não deve ser político


O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
A cantora que Paul McCartney chamou de "a maior" em um estilo vocal
O grande problema da música de John Lennon que ataca Paul McCartney, segundo o próprio
O rockstar de quem George Harrison odiava o trabalho: "Ele consegue cantar pior do que eu"
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"


