A reação de Robert Plant e John Bonham quando Led Zeppelin desbancou os Beatles
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de julho de 2025
Beatles, Rolling Stones ou Led Zeppelin? Essa tríade clássica do rock segue alimentando debates fervorosos entre fãs há décadas, como se fosse possível eleger, de forma definitiva, a melhor banda de todos os tempos. Mas em 1970, ao menos em uma votação específica, houve um veredito: o Led Zeppelin superou os Beatles e foi eleito o grupo número 1 pela revista britânica Melody Maker – algo impensável até então. As entrevistas foram resgatadas pela Far Out.

A conquista foi celebrada com a presença de John Bonham e Robert Plant em um programa de TV britânico em horário nobre. A apresentação já começou de forma constrangedora, com o apresentador dizendo em tom formal e deslocado: "É legal. É bacana. É número um. O Led Zeppelin". Apesar de o título ter vindo de uma simples pesquisa de opinião, o impacto foi cultural. Afinal, os Beatles haviam mantido o posto por oito anos seguidos, e a mudança refletia o fim de uma era e o início de outra.
A primeira pergunta feita à dupla já veio carregada de comparação: o Led Zeppelin conseguiria durar tanto quanto os Beatles? Suas músicas seriam "tão inventivas"? E, com certo tom de desprezo, alguém conseguiria "assobiar uma de suas músicas"? John Bonham respondeu com calma e precisão: "Acho que tudo está mudando, esse é o principal ponto. Por isso os prêmios estão mudando, porque os jovens estão mudando, e a música também".
Ele ainda rebateu a acusação de falta de criatividade, dizendo: "Já existe uma versão de ‘Whole Lotta Love’ com orquestra, o que é bem interessante. Uma flauta faz o papel dos vocais principais".
O apresentador continuou tentando minimizar a importância da banda, insinuando que o público atual seria mais sofisticado do que o da geração de Bonham. O baterista respondeu com uma alfinetada: "Não, não nesse sentido. Acho que hoje as pessoas vêm aos shows para ouvir, não só para ver. Lembro que quando fui ver os Beatles, era só para olhar para eles. Ninguém se importava com o que estavam tocando. Hoje, o que importa é o que você toca".
Quando finalmente direcionou uma pergunta a Robert Plant, o tema foi, curiosamente, dinheiro. "Como é ter dinheiro agora?", perguntou. A dupla caiu na risada. Plant respondeu com bom humor: "John está rindo porque eu devo gastar umas cinco libras por semana, e isso com ração para cabras e galinhas".
Logo depois, o vocalista fez uma observação mais séria: "Ter dinheiro é apenas um reflexo da aceitação em massa, que é o que todos buscamos. Todo mundo, por mais que negue, quer ser aceito pela maioria, seja como talento ou como produto. Acho que chegamos a esse ponto, e agora cabe a nós continuar criando coisas boas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A missão de treinar a nova cantora da Nervosa: o trabalho de Mayara Puertas com Prika
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man

A diferença entre os Beatles e o Led Zeppelin, segundo o lendário John Bonham
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Aos 85 anos, Ringo Starr anuncia novo álbum, "Long Long Road"
Mikael Åkerfeldt explica o que o faz considerar Opeth e Beatles progressivos
O momento em que George Harrison passou a respeitar Ringo Starr como compositor
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos


