A diferença entre os Beatles e o Led Zeppelin, segundo o lendário John Bonham
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de novembro de 2023
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
Os Beatles e Led Zeppelin sempre foram mencionados juntos, dado que o Led tirou os Fab Four de seu pedestal como a banda mais empolgante no final dos anos 1960. Além disso, ao quebrar o recorde de maior público em um concerto dos Liverpudlians em 1973, esse imenso sucesso significa que os dois estão conectados na história da música. No entanto, de acordo com John Bonham, o baterista do Led Zeppelin, as bandas eram vastamente diferentes.
Beatles - Mais Novidades
Enquanto os sons de ambos os grupos podem ser distintos, segundo Bonham, o Led Zeppelin era de uma época em que os músicos representavam algo completamente diferente do auge dos Beatles. Ou seja, antes de tudo, os ouvintes queriam aproveitar a música em vez de ir aos shows apenas para maravilhar-se com os espetáculos estéticos diante deles.
Os comentários incrivelmente perspicazes de Bonham foram feitos quando ele apareceu ao lado do vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, no programa de atualidades da BBC (transcrição da Far Out), Nationwide, em 1970. Depois de ganharem vários prêmios na pesquisa da Melody Maker naquele ano, a dupla estava no estúdio para conversar com o apresentador Bob Wellings.
Os prêmios viram mais uma derrota para a posição cultural dos Beatles, pois ganharam 'Melhor Grupo do Reino Unido' e 'Melhor Grupo Internacional', com Plant também levando para casa 'Melhor Cantor do Reino Unido'. Não satisfeitos, Led Zeppelin II de 1969 também foi votado como 'Melhor Álbum do Reino Unido'.
Naturalmente, Wellings procurou estabelecer paralelos entre os Beatles e o Led Zeppelin, mas não pôde deixar de menosprezar os dois músicos de cabelos longos diante dele. Wellings disse que, apesar de todas as variações diferentes que foram feitas na música "Yesterday" dos Beatles em 1965, ele ainda conseguia cantar a melodia. No entanto, ele sugeriu que não poderia ter feito o mesmo com nenhuma das músicas do Led Zeppelin.
Ele então perguntou à banda se achavam que ficariam sob os holofotes por tanto tempo quanto os Fab Four e seriam considerados "inovadores". Foi então que Bonham silenciou as afirmações de Wellings com uma visão genuína. Ele apontou para as mudanças nas atitudes dos ouvintes e que eram bem-sucedidos porque os fãs os apreciavam como músicos, não apenas como uma força comercial.
Bonham disse: "Acho que é por isso que os prêmios mudaram, porque as crianças estão mudando, e a música também. Bem, já temos um single de 'Whole Lotta Love' - uma orquestra tocando - o que é bastante interessante, na verdade. A flauta faz o que o vocal principal faria."
Após isso, Wellings perguntou se Bonham afirmava que os fãs de sua banda não queriam assobiar ou cantar suas músicas porque eram muito "mais sofisticados" do que sua geração. Novamente, ele rebateu essa noção e explicou como o Led Zeppelin era de uma época consideravelmente diferente da dos Beatles.
Ele explicou: "Bem, não, não nesse sentido. Acho que hoje em dia, digamos que o público, não apenas as crianças, porque tivemos todo tipo de pessoas nos shows, acho que estão vindo para ouvir o que você está tocando e não apenas para olhar para você e ver o que você é. Quero dizer, lembro-me, isso remonta a alguns anos, quando fui ver os Beatles pela primeira vez - porque mencionamos eles algumas vezes - era para olhar para eles. Você realmente não se importava com o que estava ouvindo, e hoje não é sobre o que você é; é sobre o que você está tocando."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
As bandas do Bangers que Edu Falaschi quer ver - e as que não são muito sua praia
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
David Ellefson solta o verbo contra o ex-companheiro Dave Mustaine; "Vá se f*der"
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen

A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Aos 85 anos, Ringo Starr anuncia novo álbum, "Long Long Road"
Mikael Åkerfeldt explica o que o faz considerar Opeth e Beatles progressivos
O momento em que George Harrison passou a respeitar Ringo Starr como compositor
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Os 10 melhores álbuns do rock de todos os tempos, segundo o RYM
Kurt Cobain conta sobre a banda que fez com que ele sonhasse ser um rockstar


