O que Ringo Starr dizia de seu antecessor; "nunca senti que ele fosse um grande baterista"
Por Bruce William
Postado em 06 de novembro de 2025
Nos porões de Hamburgo, muito antes de "Please Please Me" e do Ed Sullivan Show, os Beatles ainda eram outra coisa: John Lennon, Paul McCartney e George Harrison dividiam espaço com Stuart Sutcliffe no baixo e Pete Best na bateria. Foi ali que o grupo testou repertório de Shirelles e Chuck Berry, afiado noite após noite para plateias de marinheiros e donos de bar.
Quando o contrato com a EMI entrou em cena, em 1962, veio também a avaliação fria do produtor George Martin: se o grupo quisesse funcionar no estúdio, precisava de um baterista com melhor domínio de tempo e recursos. Brian Epstein comunicou a decisão a Best. Ringo Starr, então no Rory Storm and the Hurricanes, assumiu o posto.

Ringo conta que já admirava a energia do trio à frente. Em 1981, em conversa com a Modern Drummer resgatada pela Far Out, ele disse: "Eles estavam tocando coisas melhores. Naquela época faziam poucas músicas próprias, mas tocavam faixas antigas ótimas - coisas das Shirelles e do Chuck Berry - e faziam muito bem. Eles tinham um bom estilo." Em seguida, completou: "Não sei... Havia um clima inteiro sobre Paul, George e John."
Esse "clima", para ele, não alcançava a bateria. Ringo então comentou: "E o Pete, sem ofensa, eu nunca senti que ele fosse um grande baterista. Ele tinha meio que um único estilo, que foi muito bom para eles naqueles anos, eu suponho, mas acho que eles sentiram que queriam sair disso."
Era a leitura de quem chegava para empurrar a banda a outro patamar de linguagem rítmica. Mas a transição não foi sem tropeço. O próprio George Martin, desconfiado, chamou o session player Andy White para uma das primeiras sessões na EMI; é White quem aparece em gravações iniciais enquanto Ringo se entrosava no novo contexto de estúdio. Depois disso, a cadeira ficou definida: o som do grupo passou a contar com viradas econômicas, levadas firmes e soluções que serviam à canção - marca registrada de Ringo.
No fim, a "superioridade" que Ringo via em relação a Best tinha pouco a ver com velocidade ou pirotecnia e muito a ver com adequação: os Beatles estavam saindo do circuito de clubes e entrando num ambiente em que consistência, pulse e versatilidade de estúdio viravam critério. Martin quis Andy White para garantir; Ringo provou em sequência que dava conta do recado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Serj Tankian diz que John Dolmayan não é mais um apoiador de Trump
Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, é anunciado como convidado de Edu Falaschi em São Paulo



5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Beatles anunciam relançamento de "Rubber Soul" remixado e com faixa inédita de John Lennon
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
A banda que acabou de superar os Beatles em ranking de vendas no Reino Unido
O clássico dos anos sessenta que Kurt Cobain tentava alcançar antes de morrer
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
O motivo pelo qual um retorno dos Beatles teria sido um "desastre", segundo Elton John
O clássico dos Beatles que precisou de 5 pessoas em 4 instrumentos para gravar um acorde


