Clássicos imortais: Ride The Lightning e a evolução assustadora do Metallica
Resenha - Ride The Lightning - Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2020
Existem alguns discos que são tão bons, mas tão bons, que nos fazem acreditar que foram escritos por pessoas possuídas por forças ocultas. E é sobre um desses trabalhos que falarei um pouco. Senhoras e senhores, com vocês, "Ride The Lightning", do Metallica.
Lançado em julho de 1984, "Ride The Lightning" é o segundo álbum de estúdio do Metallica, que naqueles dias, ainda iniciava a sua trajetória, mas já apresentava um potencial gigantesco.
Após assustar o mundo inteiro com a violência apresentada em "Kill 'Em All" (primeiro disco, lançado em 1983), o Metallica mostrou uma evolução estupenda em seu segundo trabalho. A agressividade continuava presente, mas desta vez, de forma lapidada. A melodia, praticamente ausente no debut da banda, começou a dar as caras, dividindo espaço com a velocidade e uma certa dose de ódio de tudo e todos, sentimento compreensível vindo de 4 jovens rapazes com sangue nos olhos.
O álbum abre com "Fight Fire With Fire", que é sem sombra de dúvidas a música mais furiosa que o Metallica já escreveu. Tudo nesta música é caótico, desde os riffs até a letra apocalíptica.
O clima continua quente com a música que dá nome ao álbum. Apesar de mais cadenciada, "Ride The Lightning" também é pesada e trata de um tema terrível: a execução na cadeira elétrica, narrada na visão desesperada de um infeliz presidiário.
E por falar em desespero, vale ressaltar que o disco aborda temas como a falta de esperança, e isso pode ser notado na faixa "Escape e na excelente "Fade To Black", primeira balada escrita pela banda, que fala sobre alguém que perdeu as esperanças na vida e busca na morte o seu alívio. Aliás, se você nunca ouviu Metallica (ou heavy metal), "Fade To Black" pode ser uma boa opção para mostrar que música pesada também pode (e deve) ter sentimentos.
Apenas essas músicas citadas seriam suficientes para valer o álbum. Porém, para a sorte do ouvinte, o disco apresenta outros clássicos. Começando por "For Whom The Bell Tolls", uma das músicas mais famosas da banda, com seu riff icônico e refrão grudento, que nunca mais sai da cabeça.
A rápida "Trapped Under Ice" mostra que a veia "inconsequente" de "Kill ´Em All" continua presente, o que pode ser notado em seu solo rápido, que caberia em qualquer música do primeiro disco.
As músicas que fecham o disco são duas obras que deveriam ser admiradas e ouvidas por todas as pessoas do planeta, independente do seu gosto musical. "Creeping Death", que fala sobre o sofrimento do povo Hebreu durante 400 anos no Egito, é uma aula de como se fazer metal. O seu riff inesquecível e o refrão forte são as companhias perfeitas para a narrativa histórica e extremamente detalhada de uma das melhores músicas da história do metal.
A música que encerra o disco é "The Call Of Ktulu", sem sombra de dúvidas, uma das instrumentais mais emblemáticas escritas por alguma banda de metal. O baixo de Cliff Burton praticamente fala durante a música toda, que é um encerramento magistral para um disco épico.
"Ride The Lightning" continua sendo citado até hoje como influência por muitos artistas e bandas. Mesmo após quase 40 anos de seu lançamento, é um dos trabalhos mais influentes do heavy metal em geral.
Para muitos, este é o melhor trabalho do Metallica. Para outros, é a evolução natural para a chegada ao ápice, atingido com o trabalho seguinte, "Master Of Puppets". Seja qual for a sua opinião, não há como fugir de uma verdade absoluta: "Ride The Lightning" é um disco perfeito do início ao fim.
Nota: 10
Ficha Técnica
Álbum: "Ride The Lightning"
Artista: Metallica
Data de lançamento: 27 de julho de 1984
Faixas
"Fight Fire With Fire"
"Ride The Lightning"
"For Whom The Bell Tolls"
"Fade To Black"
"Trapped Under Ice"
"Escape"
"Creeping Death"
"The Call Of Ktulu"
Formação
James Hetfield: vocal/guitarra
Kirk Hammett: guitarra
Cliff Burton: baixo
Lars Ulrich: bateria
Outras resenhas de Ride The Lightning - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Por que Ritchie Blackmore decidiu tocar com o Deep Purple, segundo o próprio
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Nergal se declara "aquele boomer" e diz não gostar de 95% da música de hoje
A canção que virou clássico do rock com Joan Jett e havia sido rejeitada pelas Runaways
O disco "perfeito" que é o melhor do Morbid Angel, segundo a Metal Hammer
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"

Metallica: Em 1984, o clássico Ride The Lightning
Os 40 anos de "Ride The Lightning", a segunda obra-prima do Metallica

A música de Elton John que fez James Hetfield querer tocar guitarra
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock


